Olá caro leitor! Nesse post da série “Introdução ao Photoshop” que tem como objetivo ajudá-lo com alguns dos melhores Tutoriais de Photoshop, a dominar esta ferramenta incrível, vamos aprender a remover rapidamente o fundo de imagens com o pacote de ferramentas da Eraser Tool. Essa aula é complementar a aula de recorte de imagem e outras ferramentas úteis, portanto não deixe de conferir para aumentar o seu arsenal de técnicas!

QUADRO DE FERRAMENTAS

Enquanto essa parte de tutorial sobre as ferramentas durar, irei postar a imagem com o quadro de ferramentas para ajudar na fixação das mesmas.

Quadro de Ferramentas

ERASER TOOL

A Eraser Tool(E) é bem intuitiva. É a borracha. A Pencil Tool(B) com o blend Clear tem função semelhante, porém a Eraser Tool é mais completa e possui um atalho próprio que facilita a troca de ferramentas.Vamos abrir um novo documento, com 600x400px e resolução 72 dpi.  Agora criem uma nova layer clicando no segundo ícone da direita para esquerda no painel de Layer(F7 para os intímos).

Dica: você pode criar uma nova layer das seguintes maneiras:

  • Shift + Ctrl + Alt + N (Shift + Command + Alt + N para Mac users): cria uma nova layer sem personalização
  • Shift + Ctrl + N (Shift + Command + N para Mac users): cria: cria uma nova layer com uma janela de diálogo que permite você alterar o nome da layer, blend, cor e opacidade.

Para duplicar uma layer você pode fazer das seguintes maneiras:

  • Apertar Ctrl + J (Command + J para Mac users): na layer atual para duplicar a mesma
  • Apertar Alt com a layer selecionada, e ou arrastar com o mouse ou clicar alguma seta direcional (para cima, para baixo, direita ou esquerda)
  • Botão direito em cima da layer – Duplicar layer(duplicate layer)

As dicas acimas são pequenos atalhos mas bem utéis. Após você criar sua nova layer, selecione a Brush Tool(B), mude a cor da foreground color para algum tom escuro. Agora aumente o tamanho do pincel para 300px e deixa a dureza dele em 100%. Clique com o brush.

Selecione a Eraser Tool(E) e vamos dar uma estuda breve em suas opções:

  • Size: é o tamanho do brush. Sem novidade até aqui.
  • Painel do Brush(F5): semelhante igual a da Brush Tool e outras ferramentas com essa opção.
  • Mode: Aqui está onde a Eraser Tool diferencia. Ela tem três opções: brush, pencil e block. A brush é a seleção igual da ferramenta Brush Tool, a da pencil igual a Pencil Tool e a block é do tamanho de um bloquinho, e não tem opção de você mudar o tamanho dela, opacidade ou fluxo. Se você der um zoom máximo, ela fica do tamanho de um pixel e apaga perfeitamente um pixel. Conforme o tamanho do zoom, altera o tamanho do block.
  • Opacidade: Outra sem segredos. Altera a transparência da seleção.
  • Fluxo: Semelhante ao fill da layer, altera a transparência do preenchimento.

Agora para entendermos melhor olhem essa imagem:

Amostra do uso da Eraser Tool

Usando os três tipos de mode, apaguei uma parte da layer. O primeiro foi com o mode brush junto com a dureza no mínimo, o segundo pencil com a dureza igual do anterior e o último foi feito com o block selecionado.

Façam o mesmo e depois deem um zoom (ctrl + “+”) e analisem a diferença na forma em que foi apagada a parte da imagem. Para voltar o documento para o zoom normal(100%) aperte “Ctrl + 0” ou (ctrl + “-”).

BACKGROUND ERASER TOOL

A Background  Eraser Tool(E) lembra a Color Replacement Tool que estudamos no tutorial passado. Ambos possuem opções bem semelhantes:

  • Size: É o tamanho do pincel.
  • Sampling: Define a fonte da seleção de cor. Continuous irá fazer que a seleção seja constante conforme você selecione. Background Swatch usa a background color  como cor de pré definição. Somente as cores que tiverem na amostra do background serão selecionadas. Once irá selecionar somente a cor nas áreas em que você clicou primeiro.
  • Limits: Define o limite da seleção. Contiguous irá selecionar as cores que são contínuas pela a cor na seleção. Descontiguous irá selecionar as cores em qualquer lugar que você passar o mouse. Find Edges” irá sselecionar as áreas conectadas a amostra da cor enquanto preserva a borda dos elementos.
  • Tolerância: igual a que vimos nas outras ferramentas. Quanto maior, maior a amostragem selecionada.
  • A opção Protect Foreground Color impede que a cor do primeiro plano seja apagada.

A diferença entre as duas ferramentas é que a Background Eraser Tool não possuem Blending Mode nem Anti-alias nas opções. Vamos para um exemplo mais prático. Vamos abrir a seguinte foto: http://www.sxc.hu/photo/1394552 .É um esquilo bem bonitinho não é mesmo? Ele será nosso ajudante hoje.

Essa ferramenta é melhor para casos onde há um bom constraste de cores entre as áreas selecionadas. Essa foto é um bom exemplo pois a variação de cor entre o céu, o esquilo e a montanha é bem grande.

Abra a foto de diminua o tamanho da foto para 1200px de largura para trabalharmos melhor. Lembre-se de dar dois cliques na layer para desbloquear a mesma.

Depois selecione a Eyedropper Tool(I) e selecione os seguintes pontos marcados na imagem abaixo, deixe a cor azul na foreground color e a cor da terra(esse marrom , pardo) na background color.

Áreas de amostragem

Agora selecione a Background Eraser Tool e use ela com a seguinte configuração:Sampling: Background Swatch e Limits:Contiguous. E não se esqueça de marcar a opção de Protect Foreground Color. Seu resultado deve ser semelhante a esse:

Resultado após o uso da Background Eraser Tool

Dica: o segredo é tirar a maior parte com um brush de espessura maior e as partes mais próximas principalmente do esquilo, você diminui o tamanho do brush, dá um zoom de 800x e limpa essas partes.

Essa ferramenta é uma grande mão na roda para recortes de imagens, e junto com as outras ferramentas de seleção de imagem (você pode ver o tutorial nesse link os resultados são ótimos.

MAGIC ERASER TOOL

Esta ferramenta, a Magic Eraser Tool é uma mistura da Magic Wand Tool(W) com a Eraser Tool(E). Para entender vamos no painel de Histórico (F6) e retornar após redimensionamos a foto e desbloqueamos a layer.

Magic Eraser Tool é bem semelhante a Magic Wand, temos o painel de Tolerância(Tolerance) onde podemos definir os valores(Quanto maior, maior a área com tons semelhanes selecionados), a diferença que podemos alterar a opacidade e não podemos fazer juntar, subtrair e etc, coisa que a Magic Wand permite.

Selecione Magic Eraser Tool, coloque a Tolerância em 55, selecione a opção de anti-alias e clique no céu da foto. Prático não foi? O canto da imagem ficou um pouco estourado, no lado direito, acima do solo, mas basta apagar essa área. Algumas áreas vão continuar com o fundo azul, é a hora de retornarmos a Background Eraser Tool e limpar o restante.

A opacidade diminui a transparência da área que você apagou. Algo útil quando você está apagando áreas em retoques de imagens. Apenas tome cuidado pois com essa ferramenta algumas áreas podem ficar má recortadas. Sempre examine bem após usá-las.

CONCLUSÃO

Às vezes precisamos fazer apagar o fundo de grande quantidade de imagens  forma rápida. O pacote de ferramentas da Eraser Tool é uma grande mão na roda. O grande segredo é saber combiná-las com as demais ferramentas de recorte de imagem como já estudamos anteriomente.

Abraço amigos!

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz