Olá amigos! Hoje nessa aula da série preferida dos iniciantes em Photoshop, vamos aprender sobre a Pen Tool, uma poderosa ferramenta que permite tanto criações vetoriais como recortes de imagem. Não perca essa excelente aula.

QUADRO DE FERRAMENTAS

Enquanto essa parte de tutorial sobre as ferramentas durar, irei postar a imagem com o quadro de ferramentas para ajudar na fixação das mesmas.

Quadro de Ferramentas

PEN TOOL

A Pen Tool a primeira vista pode parecer um pouco complexa. Mas na verdade é uma grande ferramenta, uma verdadeira mão na roda. Vamos abrir um novo documento com 600x600px e 72dpis, mude a cor da foreground color para #FFCC00 e selecionarmos ela.

Ela funciona de modo parecido com a Polygonal Lasso Tool, no sentido em que fazemos pontos para selecionarmos a forma da seleção. Para entender melhor, clique usando a Pen tool em três lugares, formando um triângulo como na imagem abaixo:

Após clicarmos com a Pen tool, teremos um triângulo assim:

Foi fácil de fazer, não foi? E além de formas retas, podemos fazer formas a mão livre.

FREEFORM PEN TOOL

Vamos abrir um novo documento mas sem fechar o antigo, pode ser no mesmo tamanho e configurações do anterior. Após fazermos essa etapa, clique e segure em cima da Pen Tool e selecionar a segunda ferramenta, Freeform Pen. O princípio dela é o mesmo da Lasso tool que estudamos antes. Podemos fazer com que seja criado um vetor de acordo com nosso movimento ao clicar e arrastar usando o mouse. Façam um teste, aqui abaixo eu tentei fazer uma bolinha, mas penso não ser a melhor forma:

Ela é particularmente uma boa pedida para caso você esteja usando um tablet junto ao Photoshop, com o mouse, requer uma boa habilidade.

ADD ANCHOR POINT TOOL

Aqui está mais uma ferramenta sem segredos. Ela simplesmente adiciona um ponto a mais no seu vetor. Vamos voltar ao nosso primeiro documento, o do triângulo amarelo. Agora vamos clicar na base do triângulo, como na imagem a baixo:

Após clicar no ponto, seu triângulo ficará igual ao da imagem:

Legal? Mas para que serve? É simples, com isso podemos altera a forma do nosso objeto, arrastando esse ponto para outro local, mas isso é um trabalho para nossa próxima ferramenta

DIRECT SELECTION TOOL

A Direct Selection Tool é semelhante a Move Tool, porém com a diferença que ela é para movermos os pontos de um vetor. Vamos selecioná-la e depois clicaremos nesse ponto recém criado. Com ele selecionado, arraste ele para baixo, de forma a ficar como nessa imagem:

Nosso triângulo virou uma fatia de pizza não foi mesmo? Mas isso apenas porque criamos um ponto arredondado usando a Add Anchor Point tool.

DELETE ANCHOR POINT TOOL

Está agora um tanto obvia agora. Ele faz o caminho inverso d a Add Anchor Point tool, ou seja, deleta o ponto do vetor. Vamos clicar em nossa “fatia de pizza” e vamos selecionar a Delete Anchor Point tool. Clique no ponto que criamos a pouco. Nossa fatia retornou ao estado original, o triângulo.

CONVERT POINT TOOL

E finalmente a última das ferramentas Pen tool.  Clique no triângulo e selecione nossa ferramenta em questão. Ela funciona da seguinte forma: normalmente os pontos criados pela Pen Tool são retas sem nenhuma curvatura. A Convert Point Tool transforma essas retas em curvas, dos quais podemos até mesmo controlar apenas um lado da curva. Clique usando a ferramenta no ângulo da direita, e segure e puxe. Aqui uma imagem abaixo:

Agora fez sentido não foi mesmo? É uma ferramenta simples mas útil.

DICAS DA PEN TOOL

A Pen Tool é uma ferramenta extremamente funcional. E existe vários macetes com ela aqui alguns:

Criar pontos apenas com a Pen tool: Quando você está com a Pen Tool selecionada e com algum vetor selecionado, basta você colocar a ferramenta exatamente em cima de uma das linhas do vetor que o ícone da Add Anchor Point tool irá aparecer e clicando você adicionará um ponto no vetor.

Deletar pontos apenas com a Pen tool: Semelhante ao exemplo acima, porém você precisa colocar a Pen Tool em cima de um ponto, o ícone da Delete Anchor Point tool aparecerá e clicando você delete esse ponto do vetor.

Criar curvas com a Pen tool: É algo simples. Após o primeiro ponto, quando clicar para fazer o segundo, clique, segure e arraste o mouse para algum lado. Ao invés de uma reta, você fará uma curva, conforme a imagem:

Transformar curvas em retas: Com a Pen Tool, clique em cima da ponto que virou curva com o “Alt” pressionado. Existe várias outras funcionalidades da Pen Tool com a tecla Alt pressionada. Seja curioso e tente brincar principalmente com os pontos.

RECORTANDO IMAGENS USANDO A PEN TOOL

Agora que aprendemos alguns truques com a Pen Tool vamos para a melhor funcionalidade dela, em minha opinião, o recorte de imagens. Vamos abrir essa seguinte imagem, que será necessária o seu cadastro no site, mas não se preocupe que o mesmo é gratuito.

http://www.sxc.hu/photo/1385586

É uma imagem que se você acompanhar sempre essa coluna, irá te trazer lembranças, pois já usamos ela anteriormente. Baixe essa imagem e abra ela no Photoshop. Agora selecione a Pen Tool.

Vamos fazer um vetor com a forma da bolinha, principalmente usando a funcionalidade de curva que vimos acima.

Antes de fazer o vetor, lembre-se em trocar a cor do vetor para uma cor que contrasta com a cor do objeto que será recortado. Como nossa bolinha é amarela, uma boa pedida é a cor preta. E diminua também a opacidade da camada do vetor para você saber melhor o que está contornando.

Aqui a imagem do vetor que fiz em forma da bolinha:

Agora com o botão Command ( Ctrl se estiver em Windows) pressionado, clique em cima da da layer da forma do vetor (tem a cor e do lado a forma, queremos a forma). A forma do nosso vetor criou uma seleção! Veja a imagem:

Agora é fácil, clique na camada do objeto, e clique em Command + C ou Ctrl + C e depois cole. Veja que o recorte foi feito exatamente igual ao vetor. (Lembre-se de ocultar as outras layers)

CONCLUSÃO

Hoje vimos e conhecemos uma ferramenta bem funcional a Pen Tool. Apesar de termos usados exemplos simples, é percebível o grande potencial da mesma. Tudo depende  do seu esforço e curiosidade em tentar aperfeiçoar sua técnica usando essa ferramenta. Com a prática, você facilmente estará usando a Pen Tool em seu pleno potencial.

Bem amigos, até a próxima semana com mais um tutorial.

Abraço a todos!

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Paulo Rogério
    16 de outubro de 2012

    Olá Leonardo, muito bom o seu artigo, com certeza vai ajudar muitas pessoas que querem aprender a usar o photoshop e poder utilizar estas técnicas nas imagens dos seus blogs. Eu mesmo aprendi a usar este programa com muitos videos tutoriais e milhares de tentativas. Parabéns pela iniciativa


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz