Olá amigos, esse é mais um artigo da série “Introdução ao Photoshop”. É focado em pessoas que gostariam de aprender a arte do Photoshop mas não sabem por onde começar. Hoje teremos  um breve resumo sobre os tipos de imagens e iniciaremos a primeira parte sobre as ferramentas.  Essa série será divido em partes para facilitar o aprendizado e explorarmos melhor cada ferramenta. Confiram!

TIPOS DE IMAGENS

Antes de irmos as ferramentas em si, é necessário entender algo sobre os tipos de imagens. O Photoshop é um programa que trabalha com imagens do tipo bitmap (também chamada de raster). Mas o que é bitmap? A melhor definição que achei foi a seguinte:

“Bitmap é um tipo de imagem aonde é salvo cada pixel (ponto) do que é feito. Quando damos um zoom para vermos uma imagem, neste formato, em tamanho maior ela fica serrilhada, ou seja, é possível ver cada ponto e a qualidade não é tão boa.”

O outro tipo de imagem que existe é a Vetor. Esse nome não é estranho não é mesmo? Sim, é aquele que estudamos em física e matemática. Abaixo outra definição:

“Em computação gráfica, imagem vetorial(vetor) é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição.”

OK, mas qual o propósito disso? Para entendermos melhor, vamos abrir um novo documento no Photoshop (ctrl + N ou command + N / File – New document), e vamos criar um documento RGB com 600×600 pixels, em 72 dpi.

Agora vamos pegar a ferramenta chamada marquee Tool (atalho M), clicar e segurar e selecionar a Elipse marquee tool. Agora cliquem no documento, e segurando o shift para a elipse ficar perfeita.

Agora, vamos preencher essa área com cor. Há alguns métodos para fazer isso:

  • 1) Edit – Fill (Shift + F5): Uma caixa de diálogo irá aparecer perguntando a cor que será preenchida, que é a primeira opção. Coloquem foreground color (verifique se a cor de cima – foreground – está com alguma cor diferente do branco, é as cores abaixo do painel de ferramentas. No bleeding coloque normal e com o opacity 100%. Depois é só dar OK
  • 2) Usando a ferramenta Paint Bucket Tool. Clique no painel da Gradient Tool, clique e segure, e selecione a segunda opção, a bucket. Clique agora dentro da seleção da marquee.

Agora pertem Ctrl+ D para sair da seleção.

No Photoshop há vários caminhos para o mesmo resultado, alguns mais rápidos outros nem tanto, alguns melhor para editar posteriormente. Mas é sempre bom tentar saber o máximo de caminhos.

A bola ficará parecida com esta:

Círculo I

Agora vamos transformar essa imagem, menu: Edit – Free Transform ou  Ctrl + T e agora segurando o shift para ficar perfeito, puxem a imagem por um dos cantos e depois apertem Enter.


Círculo I após transformação.

A imagem ficou estourada não foi? Sinal que era uma imagem bitmap.

Certo agora vamos fazer algo parecido. Abram um novo documento, com as mesmas medidas do anterior, 600×600 pixels, 72 dpi. Mas agora usando a Retangular tool (atalho U), cliquem em cima e segurem para a parecer as demais ferramentas, e selecionem a Elipse tool.

Círculo II

Agora façam um círculo (apertando shift). Ok, o próximo passo é igual o anterior:

Edit – Free Transform ou  Ctrl + T e agora segurando o shift para ficar perfeito, puxem a imagem por um dos cantos e depois apertem Enter.

 

Círculo II após transformação 

A imagem não estourou! Mas o que aconteceu?

O Photoshop possui dentro dele uma opção de trabalhar com vetores. Não chega a ser da qualidade dos feitos no Illustrator ou Corel Draw, e só é vetor dentro do arquivo do photoshop.

Isso é útil quando trabalhamos com imagens que serão transformadas, como botões, menu e etc. e também imagens que precisaremos editar futuramente.

Os programas realmente vetoriais mais utilizados são o Adobe Illustrator e o Corel Draw e os bitmap são o Adobe Photoshop e Adobe Fireworks.

VOLTANDO ÀS FERRAMENTAS

Agora sim iremos para as ferramentas em si.

Para melhor lembrar (ou decorar) os atalhos, colocarei eles após o nome da ferramenta entre  “( )”.

As ferramentas que tem uma setinha abaixo a direita quer dizer que possuem outras ferramentas juntas. Para visualizá-las, basta clicar em cima da primeira e segurar, as outras irão aparecer do lado.

Preparei um quadro com todas as ferramentas, e atalhos. Pode parecer muita coisa de início, mas com o tempo e a prática, nos habituamos e se torna até intuitivo utilizá-las.

Quadro de Ferramentas

FERRAMENTA MOVE (V)

A ferramenta Move (V) serve para arrastarmos as layers ou objetos. É uma das ferramentas que mais utlizaremos.

Dependendo das opções marcadas no canto superior esquerdo, a “setinha” ganha novas características.

Se a primeira opção da seleção automática estiver desmarcada, ela seleciona apenas a layer atual (você podever as layer na janela “Layer”, F7 se tiver desabilitado).

Se tiver marcado a primeira caixa, com a opção “group”, ao clicar na área do documento, será selecionado automaticamente o group atual. Se não tiver groups, serão as camadas.

Com “layer” selecionado, a ferramenta irá mover a layer que você clicar, e irá selecionar a mesmas.

Se o segundo Box estiver selecionado, irá colocar na layer/group uma área de transformação, semelhante com o comando transformar citado acima (Edit – Free Transform ou  Ctrl + T).

Façam um teste: desenhem mais duas bolinhas, e brinquem um pouco habilitando e desabilitando essas opções. Tente também agrupar elas, clicando no terceiro ícone inferior da janela de layer (a pasta) e arrastando e jogando layer dentro dessa pasta.

Isso irá fazer vocÊs entenderem melhor essas opções.

Elas são realmente úteis quando estamos trabalhando em um layout com muitas layers, principalmente com a opção de layer ou group selecionadas.

RECTANGULAR MARQUEE TOOL (M)

Há pouco usamos essa ferramenta. Ela serve para delimitar áreas, porém não funciona com vetores.

Abram um documento novo, para web (width: 600/ height 600 / pixels / 72dpis / Background: White). Agora cliquem na retangular marquee e façam um quadradinho de tamanho mediano (com o shift apertado para ele ficar perfeito).

Ficará um quadradinho com cor dentro. Agora façam outra seleção com a marquee menor do que o quadrado original semelhante a esse:

Quadrado com marquee 

Essa seleção podemos editar de diversas formas:

Recortar, copiar, preencher com outra cor e muitas outras. Mas só podemos fazer isso com imagens bitmap. Se fosse um vetor do Photoshop não poderíamos.

Façam alguns testes: recortem, coloquem outras cores, copiem e cole a seleção.

Elipse Marquee Tool

Semelhante à retangular, porém faz uma seleção arredondada.

Single Row Marquee Tool

Faz uma seleção de uma linha de 1 pixel, com a largura do tamanho do documento.

Single Column Marquee Tool

Faz uma seleção de uma coluna de 1 pixel, com a altura do tamanho do documento.

Honestamente, essas duas últimas quase nunca utilizei, mas há designers que gostam delas.

Assim como na Move Tool(V), a marquee também possui algumas seleções avançadas no canto superior esquerdo. Dei um zoom para melhor entender:

Opções marquee 

A primeira é a ferramenta é sua ferramenta atual, e setinha para baixo é para mais opções. No caso da marquee não há muitas, há mais para pinceis.

A segunda parte do grupo de 4 são opções para a seleção.

A primeira faz uma nova seleção

A segunda a partir da seleção já feita, faz uma adição de seleção a ela.

A terceira faz uma subtração da seleção já feita.

A quarta faz uma intersecção a partir da primeira seleção.

Vamos brincar um pouco. Abram um novo documento. É a melhor forma de entender como funcionam.

  • 1) Façam um quadrado(vamos chamar de A) com a primeira opção. Até agora nenhuma novidade
  • 2) Cliquem na segunda opção e façam outro quadrado(B) um pouco longe do “A”. Viram que há duas seleções agora? Podemos também colocar um quadrado sobre o outro
  • 3) Agora cliquem na terceira, e façam um quadrado (C) maior e em cima do B. Viram que o B sumiu?
  • 4) Agora façam um último quadrado (D) menor e em cima do A.

Após brincar um pouco, voltem para a primeira opção.

A opção difusão suaviza a seleção. Ele deve estar com 0px no seu documento. Vamos entende-la melhor.

Abram um documento novo, com o padrão usual. Façam um quadrado próximo da esquerda com a Retangular Marquee e preencham ele com alguma cor.

Apertem Ctrl + D para sair.

Agora coloquem 30px no campo lá em cima, e façam outro quadrado mais para a direita com a retangular marquee. Sentiram a mudança na forma da seleção? Preencham ele com cor.

Apertem Ctrl + D para sair.

Sua imagem deve ter ficado próximo a essa:

Normal e suavizada

Finzalizando, o Style com a opção normal marcada você consegue fazer uma seleção de tamanho e largura livre.

Com a Fixed Ratio, a segunda, a seleção é feita em escalas: 1/1, ¼ e etc. é uma seleção proporcional, definam 1 na largura e 3 na altura para vocês entenderem.

Já a última opção, Fixed size, vocês podem definir o tamanho que quiserem na seleção.

Façam um teste colocando no primeiro campo: 30px e na segunda 100px. O resultado é uma seleção com 30px de largura e 100px de altura.

Isso é válido para a retangular e a elipse.

CONCLUINDO

Hoje aprendemos sobre tipos de imagem: vetor e bitmap. E começamos aprender as ferramentas do Photoshop: move tool e a marquee tool. No próximo tutorial continuaremos esse estudo e vamos conhecer mais ferramentas de seleção.

Abraço a todos e até a próxima semana!

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz