Olá pessoal, esse é meu primeiro artigo sobre Photoshop (PS), e será focado para iniciantes desse famoso programa. Antes de entrar nas especificações técnicas de cada ferramenta do PS, é necessário planejar para que tipo de mídia criaremos nossa imagem. Por isso mesmo, nesse primeiro artigo, introdutório ao Photoshop, iremos analisar os diferentes tipos de mídia existentes, os sistemas de cores CMYK e RGB, e como planejar corretamente os documentos no Photoshop, dependendo das suas necessidades enquanto profissional. Este é o primeiro artigo de uma série de vários artigos sobre Photoshop, onde iremos ensinar-lhe passo-a-passo tudo aquilo que você precisa saber sobre essa brilhante ferramenta de criação.

INTRODUÇÃO

De forma prática, podemos dividir as mídias em dois grandes grupos:

  • Digital: computadores, mobile ,televisores e meios eletrônicos em gerais que há uma interface digital.
  • Tradicional: revistas, jornais, folders e todos os outros materiais em que ocorre o processo de impressão.

Para os meios digitais, utilizamos a unidade de medida pixel (px) e o sistema de cores RGB (Red, Green and Blue). E para os tradicionais, se usa centímetros (cm) e o sistema de cores CMYK (Cyan, Magento, Yellow e Black). Com o uso dessas cores, podemos formar todas as outras, por isso o nome delas é utilizado.

sistemas de cores

No Estados Unidos e alguns países europeus onde a unidade de medida padrão é outra, usa-se as polegadas. Uma polegada é equivalente a 2,54 centímetros.
Os sistemas de cores são as cores básicas que unidas são utilizadas para criar todas as outras cores. Como o foco desse artigo é sobre planejamento de mídia no Photoshop, abordaremos mais sobre essa parte teórica das cores em um outro texto direcionado.

COMEÇANDO PELO BÁSICO

Um grande erro cometido pelos aspirantes do programa em questão é criar arquivos pesados e mal divididos para os meios digitais e usar fotos de resolução de internet para os meios impressos. Isso ocorre porque ao iniciar um novo documento, eles não possuem conhecimento de qual mídia irão trabalhar e como estabelecer medidas e os pontos por polegada (dpi) desse arquivo. Segundo a wikipedia, Pontos por polegada (ppp), em inglês dots per inch (dpi) é uma medida de densidade relacionada à composição de imagens, que expressa o número de pontos individuais que existem em uma polegada linear na superfície onde a imagem é apresentada

De um modo prático podemos fazer a seguinte categorização:

  • Para meios digitais: usamos a unidade de medida pixel (px) e os dpi em 72.
  • Para meios tradicionais: usamos a unidade de medida centimétro (cm) e os dpi em 300.

Vamos abrir um novo documento para praticarmos:
File (Arquivo) > New (Novo Documento) (Ctrl + N ou Command + N)

novo documento

No campo name, colocamos o nome do arquivo. Evitem colocar nomes abstratos ou muio comuns como: layout_1, site_1 e etc. Uso o seguinte padrão:

Nome_do_projeto_v1_01

Onde v1 é a versão, caso o cliente peça para mudar o layout, o próximo será o v2, e 01 a quantidade de alterações, se eu alterar alguma coisa, passa a ser 02.

Em preset (predefinição) podemos usar alguns documentos padrões do Photoshop, temos a opção de documento para web, onde já está predefinido em tamanhos diversas medidas web (800×600, 1024×768, 1600x 1200 e outros). A maioria dos usuários web estão usando 1280×960, porém ainda existe uma parte deles que não podem ser esquecidas que ainda utilizam 1024×768, que são boa parte dos tablets.

Nesse tipo de documento, os dpi já vem com 72, e as cores em RGB, que são a melhor definição para web.

documento web

Existem também as para o impresso:

documento impresso

Temos opções de Papeis Internacionais e Papeis mais usados no EUA. Assim como no documento para web, ele já vem melhor configurado para a impressão, com os 300dpi em resolução e as cores em CMYK. Existem também outras opções como foto, dispositivos móveis e filme e vídeo. Sabendo personalizar seu próprio documento, você poderá otimizar o mesmo e não ficará preso.

PERSONALIZANDO SEU DOCUMENTO

Na Largura e Altura pode ser escolhido a unidade de medida. Pixel para web, polegadas, cm, mm, pontos e picas (pronuncia-se paicas) para impresso. A diferença é que largura você também pode selecionar colunas, usado normalmente em impresso editorial.

Um ponto equivale a 1/6 de polegada ou 1/12 picas . Ambas são bastante utilizadas para medidas tipográficas e editorial. Não irei aprofundar muito no assunto pois é um assunto mais direcionado editorial, que não é o foco do Photoshop.

colunas para impresso

Existem também outras opções como foto, dispositivos móveis e filme e vídeo. Sabendo personalizar seu próprio documento, você poderá otimizar o mesmo e não ficará preso.

O próximo passo é a resolução. Normalmente usasse pixel/pol por ser o padrão (72 para web e 300 para impresso), o número fica mais exato. A outra opção é pixel/cm usada bastante em fotografia. Lembrando que 1polegada = 2,54cm.

No Modo de cores definimos se será CYMK ou RGB. Há também opções Bitmap, Tons de Cinza e Cores Lab que podem ser obtidas através das primeiras. Algo importante aqui é os bits. O número de bits refere-se à quantidade de bits de informação de cor por canal. A maioria dos programas é compatíveis com 8 bits. Geralmente fotógrafos tratam suas fotos em 16 ou mais bits e depois convertem para 8 quando repassam as fotos.

E por último temos o conteúdo do plano de fundo, onde podemos escolher as cores (branco, preto, transparente, a primeira ou a segunda cor da nossa paleta de cores atuais – foreground and background color). Caso utilize bastante alguma padrão de documento, pode ser interessante usar a opção, que irá salvar todas as opções marcadas e colocará um atalho em prédifinições

prédefinição

A parte avançada não cabe nesse tutorial, pois como o nome diz, é mais complicada. Precisaria de um texto só para esse assunto, e por agora não é relevante.

CONCLUSÃO

Nesse tutorial aprendemos sobre escolher qual tipo de documentos trabalharemos no Photoshop e também aprendemos a definir a mídia e personalizá-lo.
Com isso evitaremos bastante erros ao trabalhar com fotos e otimizamos o peso dos documentos. No próximo tutorial vamos conhecer melhor as diversas ferramentas do Photoshop.

Curtiu? Deixe o seu comentário logo abaixo e participe do debate!

Abraços!

 

Autor: Leonardo Manzi

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Leonardo Manzi é designer gráfico brasileiro, mais apaixonado por webdesign e branding do que por futebol e carnaval. Gosta de passar os tempos livres apreciando um bom projeto de design e melhor ainda quando é num rótulo de cerveja.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Kehrle Lopes
    11 de junho de 2012

    Muito bom este post, me tirou muitas dúvidas, já q sou novato não sei muito.

    Abraço!



  2. José Almy
    13 de junho de 2012

    Leonardo, excelente post, parabéns!



  3. Leonardo Manzi
    14 de junho de 2012

    Que bom que gostaram do post!
    Próxima semana iremos continuar e entrar na parte de ferramentas do PS.

    Abraço e obrigado a todos.



  4. A. couto
    10 de julho de 2012

    nao entendi:
    Um ponto equivale a 1/6 de polegada ou 12 pontos
    por favor corrija:
    1 paica = 1/6 polegada = 12 pontos
    .
    fonte da pesquisa:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Paica



  5. Leonardo Manzi
    10 de julho de 2012

    Obrigado pela correção A. Couto!
    Já atualizei o texto.



  6. Alexandre Fontes
    13 de fevereiro de 2013

    Parabéns, está muito bem explicado. Acredito que ajuda muito os iniciantes entenderem todas aquelas configurações que nas primeiras experiências parecem tão confusas.

    Se tivesse uma pequena imagem mostrando como é vista uma imagem em 72 e 300 dpi bastante ampliadas, para visualizar bem o funcionamento dos pixels, diria que o tutorial está perfeito. Parabéns.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz