Recentemente tenho vindo a receber propostas para a aquisição de alguns dos meus blogs, nomeadamente o Escola Dinheiro e o blog do WordPress, as quais invariavelmente rejeito, mas que me deixam bastante orgulhoso do trabalho que tenho vindo a fazer. Entretanto os colegas do CatsWhoBlog expuserem no seu blog alguns dados interessantes relativamente a alguns blogs que já foram comercializados na blogosfera, e eu queria aproveitar ambas as situações para fazer uma lista interessante dos 11 blogs mais caros de sempre da blogosfera. Se você pudesse vender o seu blog neste momento, qual seria o preço a pedir? Para muitos vender um blog parece um objectivo utópico, mas a realidade é que cada vez mais empresas e profissionais se interessam por adquirir blogs devidamente estabelecidos, especialmente se estes se encontrarem em áreas de negócio rentáveis e lucrativas.

Sendo assim, vamos analisar alguns dos blogs que foram comercializados mais recentemente na blogosfera, os seus valores e o que aconteceu depois de serem adquiridos por vários milhares de dólares. Conhecia praticamente a história de todos eles, e na verdade quase todos são excelentes blogs nas suas áreas, e óptimas fontes de inspiração para você seguir e subscrever.

BLOGOHBLOG.COM: VENDIDO POR $10,000

O BlogOhBlog.com foi fundado originalmente por Bob Jiwakacau, um blogueiro Malasiano. Em Novembro de 2007, apenas 5 meses depois de Bob ter criado o blog, comercializou-o por $10,000 dólares a Jai Nishal Verma, um desenvolvedor web Indiano que vive actualmente nos Estados Unidos e com quem já tive o prazer de trabalhar diversas vezes. Embora o BlogOhBlog fosse muito recente naquela altura, Bob Jiwakacau já havia lançado inúmeros templates WordPress grátis e o blog já estava rendendo uma média de $2000 dólares por ano. A venda um blog tão novo por uma quantia tão alta ($10,000) fez com que esse negócio fosse amplamente falado pela internet fora, o que gerou imensos backlinks e ainda mais popularidade para o BlogOhBlog. Três anos depois de ter sido vendido, chegamos facilmente à conclusão de que Jai Verma tem feito um trabalho simplesmente fantástico. Além de ser um designer e desenvolvedor de grande qualidade, é também um problogger que ganha algo como $50,000 dólares por ano com o blog e os projectos que daí advêm.

>> Visite o blog Blog Oh Blog

ENSIGHT.ORG: VENDIDO POR $15,000

Em 2004, quando ainda praticamente ninguém ouvia falar sobre blogs, o blog Ensight.org foi comercializado por cerca de $15,000 dólares. Embora muitos blogs tenham sido vendidos por somas bem superiores depois disso, o Ensight foi durante muito tempo o blog mais caro de sempre da blogosfera. O blog é mantido por Jeremy Wright, CEO da Netmobs, antigo CEO da b5media e ainda autor dos blogs Blog Marketing e Hardcore Canadian.

>> Visite o blog Ensight

JOHNCOW.COM: VENDIDO POR $50,000

O blog John Cow foi criado há cerca de 2 anos com o objectivo de ser uma sátira/paródia ao blog do reconhecido John Chow. Novamente, este blog ganhou imensa notariedade rapidamente e durante muito tempo esteve em primeiro no lugar para a pesquisa por John Chow, especialmente porque o blog original do John havia sido banido do Google por suspeitas de adulteração dos resultados de pesquisas. Poucos meses depois de ter sido criado, o blog JohnCow foi colocado à venda, e comercializado por uns incríveis $50,000 dólares! O seu comprador, Jason Katzenback, agarrou no blog e conseguiu levá-lo ao próximo nível com imenso estilo e sucesso. O blog hoje tem mais de 32000 subscritores e rende qualquer coisa como $3000 por mês ao seu autor.

>> Visite o blog John Cow

WPDESIGNER.COM: VENDIDO POR $65,000

WpDesigner foi provavelmente o primeiro blog dedicado em exclusivo ao WordPress. Era subscritor do blog há imenso tempo e vivi de perto a sua comercialização e o que infelizmente viria a acontecer com ele. Este blog foi criado originalmente em 2006, numa altura em que o WordPress tenha pouco mais de 1 ano de vida. O blog cresceu imenso com o igual crescimento de popularidade do WordPress, e pouco tempo antes de ser vendido, o seu autor original havia criado aquele que era o primeiro clube de templates para WordPress. Essa ideia viria a dar origem a clubes como a WooThemes e a Elegant Themes, por exemplo, que se basearam no mesmo conceito. Este conceito fez com que o blog estivesse a render algo como $900 dólares por mês. Mais tarde, em Março de 2008, o blog foi comercializado por $65,000 dólares a um suposto empreendedor de nome Pawel Ciszewski. Depois da sua venda, o blog começou a anunciar a sua morte lenta e duradora. O seu novo dono, Pawel Ciszewski, nada vez pelo blog além de escrever um artigo de boas-vindas. Entretanto o seu autor original viria a devolver o dinheiro de todos os subscritores do clube, para evitar futuros problemas.

>> Visite o blog WPDesigner

901AM.COM: VENDIDO POR $65,000

O famoso blog 901AM.com é outro exemplo de um blog comercializado por $65,000 dólares. Criado em Março de 2006 pelo blogueiro Dominic, o seu blog viria a ser vendido por uns expressivos $65,000 em Abril de 2007 para a empresa SplashPress Media, que actualmente possui diversos blogs e empreendimentos na internet. Dominic ficou a gerir o blog na altura, embora neste momento o blog seja actualizado diariamente por Arnold Zafra.

>> Visite o blog 901AM

BLOGHERALD.COM: VENDIDO POR $70,000

Fundado em Março de 2003 por Duncan Riley como sendo o primeiro blog a falar sobre blogging, o Blog Herald permanece actualmente como uma das maiores fontes da industria da blogosfera. Em fevereiro de 2006, o Blog Herald foi adquirido pela empresa Problogging, Inc., sendo que posteriormente esta iria vendê-lo novamente à Splashpress Media ainda durante o decorrer do mesmo ano. O blog, que na altura já estava a realizar vários milhares de dólares por mês em receitas, foi comercializado por uns incríveis $12 milhões de dólares!! Isso mesmo!! Por melhor que o blog fosse, $12 milhões de dólares parece-me um valor um bocadinho elevado…

>> Visite o blog Blog Herald

PERFORMANCING.COM: VENDIDO POR $100,000

O famoso blog Performancing é um blog dedicado a ajudar blogueiros a atingirem o sucesso com os seus blogs e na internet em geral. Vários blogueiros de topo, como Brian Clark, Brian Gardner e Nathan Rice publicam conteúdos regularmente no blog Performancing. Este blog foi no entanto adquirido por $100,000 dólares pela SlashPress Media (que também comprou o Blog Herald) no ano de 2007.

>> Visite o blog Performancing

THECONSUMERIST.COM: VENDIDO POR $7 MILHÕES

O blog The Consumerist foi lançado oficialmente em Dezembro de 2005, com Joel Johnson enquanto editor. O blog foca-se no consumismo e nas experiências de consumo dos seus utilizadores, bem como nos problemas que as empresas enfrentam. O blog providencia também vários “cupões de descontos” o que fez com que o blog se torna-se estupidamente popular nos Estados Unidos. Mais tarde, o blog viria a ser comercializado por uns incríveis $7 Milhões de dólares à empresa Consumers Union em Novembro de 2008. Nos dias de hoje o blog é ainda uma referência na sua área e continua a gerar vários milhares de dólares de receita por mês.

>> Visite o blog TheConsumerist

DEADLINE.COM: VENDIDO POR $15 MILHÕES

Fundado em Março de 2006 por Nikki Finke, o blog Deadline.com – que era chamado na altura de DeadlineHollywoodDaily.com na época em que Nikki o detinha – é um blog dedicado ao cinema e notícias de Hollywood, e teve um crescimento estupidamente grande na altura em que foi lançado. A 23 de Junho de 2009, A Mail.com Media Corporation resolveu comprar o blog por $15 milhões de dólares e contratar Nikki Finke para manter o blog.

>> Visite o blog Deadline

BANKAHOLIC.COM: VENDIDO POR $15 MILHÕES

Este também foi um dos casos que acompanhei de perto na altura em que se efectivou. As Finanças são um nicho muito rentável, e John Wu, o blogueiro que criou o Bankaholic.com provavelmente já o sabia antes de lançar o blog. No entanto, John Wu provavelmente não tinha imaginado que a Bankrate estaria disposta a investir $15 milhões de dólares para comprar o seu blog! Actualmente o blog é actualizado pela Bankrate, um dos maiores sites de finanças, créditos e hipotecas do mundo. O Bankaholic continua a ser extremamente rentável enquanto blog, embora a indústria ainda ponha em causa o retorno do investimento feito pela Bankrate.

>> Visite o blog Bankaholic

ARSTECHNICA.COM: VENDIDO POR $25 MILHÕES

O blog Ars Technica (Latim para Art of technology) foi fundado por Jon Stokes e Ken Fisher em 1998, quase no tempo da idade da pedra. O blog recebe 4,4 milhões de visitantes únicos por mês. Depois de 10 anos independente, o Ars Technica foi adquirido pela Condé Nast em 2008 por uns incríveis $25 milhões de dólares, o mesmo valor que a Condé Nast havia pago em 2007 para adquirir a Wired.com.

>> Visite o blog ArsTechnica

PAIDCONTENT.ORG: VENDIDO POR $30 MILHÕES

O jornalista Rafat Ali, fundador do blog PaidContent.org em 2002, criou-o como um hub que cobre notícias, informação e análises de negócio da mídia digital. O seu blog PaidContent.org, juntamente com a sua empresa ContentNext, foram ambos adquiridos pela Guardian Media Group por $30 milhões de dólares.

>> Visite o blog PaidContent

O mais engraçado no meio disto tudo, é ver que existem 10 blogs com domínio .COM no ranking e dois blogs com domínio .ORG, sendo que o mais caro de sempre da blogosfera é precisamente um domínio .ORG.

Até Já!

 

Autor: Paulo Faustino

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Fundador da Escola Dinheiro. É um empreendedor e blogueiro que dedica a sua vida à produção e partilha de conteúdos de grande qualidade, contando já com alguns dos mais reconhecidos blogs de Portugal e do Brasil.

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. joyce
    27 de janeiro de 2010

    Muito bom seu post, interessante e instigante. bj



  2. Luísa
    27 de janeiro de 2010

    Nunca pensei que blogs pudessem chegar a preços desses!

    Muito bom o artigo.

    Abraços
    Luísa



  3. gadarf
    27 de janeiro de 2010

    Realmente inacreditável.



  4. Carlos Coelho
    27 de janeiro de 2010

    Boas.
    O post está divinal, realmente um assunto que vai chamar a atençao.
    Como é possivel que um “simples” blog gere tantos milhões, este é um tema interessante, vai fazer pensar muita gente, vai fazer com que aqueles que tinham os blogs quase a morrer pensem em começar a reavivar.

    P.s: Os links do “Visite o blog Performancing” e ” Visite o blog TheConsumerist” estão a redireccinar para o Herald.com.



  5. Sandra-Info-Macross
    27 de janeiro de 2010

    Quando meu blog vai chegar a esses valores?! Rs…
    Muito bom saber disso,,,
    Um abraço!



  6. Marcella
    28 de janeiro de 2010

    Como um blog ating milhões de visitas por mês?
    Qual será o segredo de ter um blog que vale muito dinheiro?

    está no conteúdo ? nas visitas? tecnicas de SEO

    Onde está o segredo acho que estes administradores descobrirão…

    parabéns pelo post estou buscando o meu sucesso quem sabe eu não chego lá?



  7. Miguel
    28 de janeiro de 2010

    Artigo bastante interessante, no entanto desafio-te a encontrar as vendas de sites/blogs mais caros em Portugal… :P



  8. BomBlog
    28 de janeiro de 2010

    gostei muito do post,e muito bom para nos iniciantes que começamos por diverssão, e depois descobre que essa diverssão pode virar um emprego e um divórcio d vida social,porque a net não para.Parabens



  9. Eduardo
    29 de janeiro de 2010

    Eu nunca pensei que um blog poderia ser vendido por esses valores. Sabia que poderia vender, mais não por esses valores.
    Abraço



  10. Poesias Romanticas
    5 de março de 2010

    Olá Paulo, Parabéns pela lista!

    Se não for muito, eu gostaria de pedir também que fizesse uma lista como esta com os Blogs do Brasil e de Portugal, já que você tem bastante conhecimento e contatos que para nós mortais da blogosfera são intagiveis.

    Forte Abraço!



  11. internetador
    19 de outubro de 2010

    30 milhões é muito dinheiro para um blog qualquer, mas conseguir vender uma paródia por 15 mil como fez o jhoncow.com é muita sorte.



  12. Cristiano
    13 de fevereiro de 2011

    São as verdadeiras ironias da vida!

    Pois é a verdade é que um blog .org a ser o mais caro deste ranking deixou-me claramente surpreendido.

    Já conhecia alguns deles mas o que vou agora acompanhar pois para mim é “novo” é o http://www.johncow.com.

    Obrigado pela partilha do conteúdo.

    Cumprimentos,
    Cristiano Perdigão



  13. Neemias
    13 de agosto de 2011

    Me surpreendi com os milhões, se uma só empresa tivesse comprado todos 12 blogs teria que desembolsar cerca de $92375000! ótmimo post.

    Irônico mesmo o fato do .org ser o mais caro.

    E a rede de blogs da Escola Dinheiro? Ninguém vai oferecer uns milhões aí não? rs Abraços!


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz