Enquanto designers ou programadores temos as nossas aplicações favoritas, qualquer que seja o nosso sistema operativo de eleição, Windows, Linux ou Mac OS. Aquilo que classificamos como as nossas aplicações favoritas são aquelas com as quais nos identificamos melhor, aquelas que satisfazem melhor as nossas necessidades para as nossas tarefas de edição HTML e CSS. Depois do sucesso do artigo 8 Programas de edição HTML e CSS para Mac, onde surgiram algumas sugestões para a criação de um artigo idêntico orientado para Windows e Linux, criámos uma selecção de aplicações que consideramos serem as mais indicadas, de entre as inúmeras que existem. Assim, apresentamos-lhe hoje 10 Programas de Edição HTML e CSS para Windows e Linux.

LINUX

1. SCREEM


Screem é um editor HTML / CSS para linux. A sua utilização é recomendada quando no ambiente GNOME. É uma aplicação rápida, simples mas poderosa.

2. BLUEFISH


Bluefish é um editor HTML / CSS bastante completo e poderoso. A sua utilização pode ser por vezes mais complexa devido às suas capacidades e funcionalidades extra. Salienta-se também a sua orientação para a edição de código PHP.

3. QUANTA


Quanta passou por momentos atribulados e houve muitas pessoas que deram o projecto como morto. No entanto ele “ressuscitou” às mãos do GPL e da vontade de ajudar por parte de alguns programadores um pouco por todo o mundo.

4. CSSED


Este editor CSS é muito recomendado por vários programadores. Embora tenha sido desenvolvido primariamente para a edição CSS, também é possível utilizá-lo para a edição HTML, Javascript e outros.

5. CREAM


Cream é um editor CSS extremamente simplicista. A sua filosofia pode ser desde logo notada no seu website simples e minimalista. Cream tem como base o conhecidíssimo Vim, mas devido à sua curva de aprendizagem que não é fácil de ultrapassar, foi criada uma versão mais atractiva e acessível, o Cream.

WINDOWS

1. STYLE MASTER


Style Master é uma ferramenta super potente para edição de código CSS. As suas multi-funcionalidades fazem desta aplicação uma das mais completas do mercado, enquanto os seus utilizadores afirmam ser uma ferramenta mais fácil de utilizar, em comparação com o Adobe Dreamweaver. Um dos pontos-chave apontados é o facto de a aplicação ser bastante intuitiva, permitindo que quem percebe pouco ou nada de programação possa dar os seus primeiros passos e ir aprendendo.

2. NOTEPAD ++


Esta é uma ferramenta muito popular, logo a começar pelo seu nome, derivado do velhinho Notepad do Windows. Embora possa parecer um programa “frágil” e sem capacidades, não o é. Notepad ++ permite trabalhar com várias linguagens, incluíndo HTML e CSS.

3. E TEXT EDITOR


A aplicação E Text Editor é super leve e cheia de capacidades. Deriva do conhecido TextMate para Mac OS, e tem todas as capacidades do mesmo. A edição HTML / CSS é suave e apoiada com a possibilidade de instalação de bibliotecas relativas à linguagem que pretendermos, para personalização e outras funcionalidades.

4. TOP STYLE


Com  Top Style você terá acesso a ferramentas fantásticas para a edição de código CSS. Uma das funcionalidades mais interessantes é a inclusão de ferramentas para fazer desenvolvimento web para iPhone e iPod Touch. Além disso, permite também fazer uma pré-visualização do trabalho, e ainda inclui suporte ao novo Doctype HTML5. Em suma, uma aplicação super completa!

5. APTANA STUDIO


Aptana Studio é uma aplicação super completa para edição HTML, CSS, Javascript. As suas capacidades vão desde a detecção de erros até à ajuda a completar código. Esta aplicação multi-plataforma conta já com mais de 6 milhões de downloads, e os seus utilizadores consideram-no “épico”. Está curioso? O melhor é mesmo dar uma chance ao Aptana!

E VOCÊ, UTILIZA ALGUM PROGRAMA DE EDIÇÃO HTML E CSS NO SEU SISTEMA OPERATIVO WINDOWS OU LINUX?

Partilhe as suas preferências com a comunidade Escola Criatividade e conheça as opiniões de outros utilizadores. Comente e deixe a sua marca!

Abraço e até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Tiago Martins
    5 de abril de 2011

    Excelentes programas, actualmente quando não tenho o Dreamweaver por perto costumo utilizar o notepad++ e o PSPad.



    • Diogo Espinha
      5 de abril de 2011

      Olá Tiago, obrigado pelo seu comentário. Por defeito também utilizo o Dreamweaver, já é assim há alguns anos :)

      Abraço



  2. Eduardo
    6 de abril de 2011

    O Aptana é uma ferramenta muito poderosa. Meu primeiro contato com ele a 1 ano, mais ou menos.
    Não abro mão dele.
    Claro que a Adobe supera em vários sentidos, principalmente pela integração entre as suas ferramentas.
    Mas ao meu ver, como solução Open Source para HTML, CSS, JS, e outros, o Aptana é, ainda, a melhor pedida.



    • Diogo Espinha
      8 de abril de 2011

      Olá Eduardo, obrigado pela sua visita e comentário. Concordo com o seu ponto de vista, a Adobe tem uma grande arma com a sua integração entre ferramentas. No entanto existem outras soluções como o Aptana que estão num grande nível.

      Abraço



      • Eduardo
        10 de abril de 2011

        Já virei um frequentador diário do Escola Criatividade. Aproveito para parabenizar pelo trabalho.
        Um dos melhores sites com conteúdo voltado para web e afins, que conheço.
        Diria que é um NetTut’s brasileiro.
        Grande abraço.



        • Diogo Espinha
          10 de abril de 2011

          Olá novamente Eduardo, agradeço muito o seu reconhecimento do trabalho desenvolvido por nós. Estamos a trabalhar para tornar a Escola Criatividade um ponto de referência para os criativos!

          Abraço, espero vê-lo mais vezes!



  3. Christophe
    8 de abril de 2011

    Free? Apen as Nvu até conhecer Aptana! Parabéns pelos teus conteúdos..



    • Diogo Espinha
      8 de abril de 2011

      Olá Christophe, obrigado pelas suas palavras! Espero vê-lo mais vezes.

      Abraço



  4. Gabriel
    18 de abril de 2011

    Há tempos, eu usava um programa chamado Beerwin’s HTML Editor (HTML, CSS, JS, PHP, XML, SQL), mas infelizmente o autor do software decidiu abandonar seu desenvolvimento.

    A partir de então, uso apenas o básico Notepad++, que só serve mesmo como editor, sem fornecer dicas de comandos para agilizar a digitação.

    Depois de ler este artigo, vou testar esses editores que você recomendou.

    Abraços.



    • Diogo Espinha
      20 de abril de 2011

      Olá Gabriel, obrigado por partilhar a sua experiência com a comunidade criativa!

      Abraço



    • Cremilton
      17 de março de 2012

      Gabriel, no Notepad++ existe sim a opção de auto completar, alem de possuir vários temas, gosto muito dele, claro que não tem muitos recursos, mas quem gosta de trabalhar diretamente com suas fontes ele e excelente.

      Excelente post Diogo, bom trabalho.
      Abraço.



      • Gedalias
        13 de setembro de 2012

        Cremilton, onde fica a opção de auto completar no Notepad++?



  5. Rafael - Blog Fique Rico
    28 de abril de 2011

    O TOP STYLE parece ser ótimo para desenvolvimento! Oque eu uso e indico é o NetBeans.



    • Diogo Espinha
      29 de abril de 2011

      Olá Rafael, obrigado pela sua contribuição a este artigo!

      Abraço



  6. Rafa Borsari
    30 de abril de 2011

    Meu caro Amigo, eu gostaria de compartilhar o programa de edição que uso para desenvolvimento web. Todos sitados acima são fabulosos e alguns eu ja teste até… e o artigo esta exelente.

    O editor que eu uso o Geany(http://www.geany.org/), leve semelhante ao Vim mais com interface mais “amigavel”, infelizmente é um software em desenvolvimento com sua release 0.20.



    • Diogo Espinha
      2 de maio de 2011

      Olá Rafa Borsari, bem-vindo à Escola Criatividade.
      Agradeço a sua participação no artigo, partilhando a sua experiência e preferência no que toca aos editores de código.

      Abraço!



  7. Acácio Veit Schneider
    18 de junho de 2011

    Lembrando que o Aptana também tem sua versão para Linux.



  8. Ricardo Santiago
    15 de dezembro de 2011

    Utilizo o Bluefish que dá conta do recado muito bem. Apesar dos produtos da Adobe ser o melhor, não constumo utilizar por ser bastante pesado. Gosto de algo leve, simples e que feche automaticamente as tags. Uma das vantagens de se utilizar um editor de texto html é que ele jamais esquece de fechar as tags que você abriu. No caso de um editor de texto puro, somos obrigados a fechar as tags.

    Além disso, eu uso Linux há mais de 12 anos, e gosto de tudo OpenSource. Não gosto e nem tenho tempo para crack pra cá, crack pra lá como ocorre no mundo Windows. Portanto, prefiro o Bluefish e o gedit com plugins. O que deixa uma página linda e bem estruturada é justamente saber utilizar os códigos corretamentes.

    Não sou muito chegado a programas gráficos onde aponta e clica para fazer por você. Gosto mesmo é de escrever e conhecer o código. Como falei agora pouco, gosto do Bluefish por ser leve, além de consumir 40 a 45% menos memória. Só uso-o para fechar as tags.

    Abraços.



  9. Fernando
    15 de janeiro de 2013

    Utilizo para todos os fins o NetBeans PHP.



  10. xémadje
    5 de setembro de 2013

    só narsos !



  11. xémadje
    5 de setembro de 2013

    narsos vejam aí o meu site de porno http://www.xemadje.com, só xé damas !
    esqueçam lá um bocadinho a escola nerds, e vao maze fapar um becz, SWAG !



    • AntonioNarciso
      5 de setembro de 2013

      ganda site oh maninho, que estrondeira ! recomendo ! só faps cá em casa, agora não quero outra coisa !



  12. Eduardo
    11 de outubro de 2013

    alguém sabe me dizer se o dreamweaver é compatível com linux ?



  13. Stas Ustimenko
    14 de fevereiro de 2014

    Look at Codelobster PHP Edition: http://www.codelobster.com



  14. Matheus
    25 de fevereiro de 2014

    Gostei do artigo,
    costumo usar o Dreamweaver, muitos profissionais da area falam que é dispensável o uso dele, mas na minha opinião, não há problema nele, confesso que só uso ele, porque eu posso agrupar as tags, facilitando a programação/desenvolvimento do site…



  15. Ruy Acquaviva
    23 de março de 2014

    Eu uso o Aptana para projetos mais complexos. Mas para edição de documentos HTML isolados eu prefiro o Bluefish.



  16. Evarisco Arnes
    1 de fevereiro de 2015

    Eu não sei qual o motivo de tanto se desdenhar do dreamweaver , cada vez mais ele está se assemelhando com o bloco de notas, antes poderíamos fazer um site nele sem tabelas em poucos minutos, agora a sua interface não faz mais nada a não ser colorir código e ftp, do jeito que vocês gostam.



  17. Pergunta
    5 de abril de 2015

    Só uma pergunta, talvez porque ainda sou um novato em programação? Esses programas sugeridos no artigo também desenvolvem bem php como o dreamweaver.
    Pergunto porque o artigo só fala em html e css. Desde já grato

    Gilvan


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz