Enquanto designers ou programadores, temos as nossas aplicações favoritas, aquelas com as quais nos identificamos mais e nos facultam as ferramentas de que necessitamos para a edição de código HTML e CSS. Felizmente para os utilizadores Mac, existem inúmeras aplicações por onde escolher, e de todas elas escolhemos aquelas que achamos que são as aplicações de topo existentes no momento. Propositadamente evitámos introduzir ferramentas como o Adobe Dreamweaver devido aos seus custos elevadíssimos, em comparação com as aplicações que vamos apresentar neste artigo com 8 Programas de Edição HTML e CSS para Mac!

1. CSS EDIT

CSS Edit é uma aplicação focada principalmente nas folhas de estilo. Inclui algumas ferramentas úteis de detecção de erros.

2. TEXT MATE

Text Mate é a aplicação preferida de muitos programadores e designers por esse mundo fora. A sua interface minimalista e limpa é extremamente cativante e inclui tudo aquilo que você necessita.

3. BBEDIT

Se gosta de lidar com vários ficheiros ao mesmo tempo, BBEdit poderá ser a aplicação certa para si. Tem ferramentas muito boas para navegação e pesquisa de ficheiros que lhe permite fazer alterações nos seus snipets guardados nas profundezas dos directórios do seu website.

4. ESPRESSO

Espresso é considerado um parente do CSSEdit, produtos dos mesmo criadores. Enquanto que CSSEdit está focado para edição CSS, Espresso tem uma área de trabalho mais vasta, abrangendo várias tarefas de programação, contando com a ajuda de funcionalidades diversas como completar automaticamente o código .

5. SKEDIT

skEdit é um editor ultra leve que pode ser facilmente personalizado com suporte a mais linguagens, como Javascript, PHP, entre outros . Esta política faz todo o sentido, pois permite ao utilizador ter um programa apenas com aquilo que necessita, não sobrecarregando a aplicação com conteúdo desnecessário.

6. FIREBUG

Firebug é o único da lista que é gratuito, mas não é por isso que deve ser uma hipótese posta de parte. Embora não seja um editor de código de raiz, é uma ferramente extremamente útil para os Web Designers , permitindo melhorar e editar código HTML e CSS em tempo real no seu website.

7. CODA

Coda é considerado a obra prima dos editores de código CSS, oferecendo funcionalidades como FTP, SVN, Terminal e uma pré-visualização, que tudo junto fazem uma aplicação muito completa.

8. ULTRAEDIT

UltraEdit é uma aplicação mais básica em comparação com o Coda, no entanto é uma opção 100% válida para a edição de código, em várias linguagens, incluíndo Javascript e PHP.

E VOCÊ, UTILIZA ALGUM PROGRAMA DE EDIÇÃO HTML E CSS NO SEU MAC?

Partilhe a sua preferência no que toca aos editores de código HTML/CSS! A sua participação e comentários são valiosos para a comunidade Escola Criatividade. E você, já faz parte da comunidade?

Abraço e até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

Templates Incríveis para seus Projetos:

  • Arista - Creative One Page Drupal Theme
  • Wunderkind - One Page Parallax Joomla Template
  • Beuh - One Page Portfolio Joomla
  • Chester Multi-Purpose And Software Drupal 7 Theme
  • ST Metanic - One Page & Hikashop
  • Financial II - Responsive Financial Joomla Theme
  • Richer - Multi Purpose, eCommerce Drupal Theme
  • Argon - Full Screen Portfolio & Blog Joomla Theme
  • Elos - Responsive MultiPurpose Joomla Theme
  • Yunik - Stylish Responsive Joomla! 3.X Template
  • MbusiNess - Responsive Joomla Business Template
  • Progressive — Multipurpose Responsive Drupal Theme

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Anderson dos Santos
    30 de março de 2011

    Muito bom, temos um iMAC no escritório. Mas em casa eu… uso linux =)

    Responder


    • Diogo Espinha
      31 de março de 2011

      Olá Anderson, obrigado pelo seu comentário! Provavelmente irei criar um artigo virado para Windows e Linux, como o Francisco Santos sugeriu :)

      Abraço

      Responder


  2. Francisco Santos
    30 de março de 2011

    E que tal um artigo parecido mas com programas para windows e linux?
    Vou aguardar…

    Responder


    • Diogo Espinha
      31 de março de 2011

      Olá Francisco, obrigado pela sua visita!
      A sua sugestão é valiosa, e vou aproveitá-la para um artigo futuro :)

      Abraço

      Responder


  3. Claudio Sanches
    31 de março de 2011

    Poderia incluir ai o Aptana, que é multiplataforma, mas vale apena.

    Responder


    • Diogo Espinha
      31 de março de 2011

      Olá Claudio, agradeço imenso a sua participação neste artigo. É mais provável o Aptana ser inserido num artigo virado para Windows e Linux, uma vez que estaremos a abordar 2 SO’s. De qualquer das formas, agradeço imenso a sua sugestão!

      Abraço

      Responder


  4. Jonathan [JCM]
    31 de março de 2011

    Para a lista ficar completa só está faltando a extensão Aptana para o Eclipse e o NetBeans. Só que acho que o Diogo não colocou porque estes são multiplataformas e não exclusivos para Mac. ;)

    Responder


    • Diogo Espinha
      31 de março de 2011

      Olá Jonathan, estou extremamente contente por você ser um leitor e participante assíduo nos conteúdos da Escola Criatividade!

      Aproveitando a sugestão dada pelo Francisco Santos, irá ser criado um artigo virado para as plataformas Windows e Linux, onde irei inserir vários programas multi-plataforma.

      Abraço!

      Responder


  5. Eduardo
    1 de fevereiro de 2013

    so faltou o Sublime Text 2 o/

    Responder


  6. Renan
    28 de setembro de 2013

    Eu queria saber se existe um notepad++ para mac! ou algo bem parecido com ele. Obrigado

    Responder


  7. Hugo
    3 de janeiro de 2014

    Ótimo artigo, utilizo o Komodo por gosto pessoal, tanto para mac como linux e windows.

    Responder

Comente o Artigo!

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7648

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz