Nos últimos meses temos registado grandes mudanças no mundo do web design e programação. Com a chegada os tablet pc’s como o iPad, a popularidade dos dispositivos portáteis disparou em flecha, e vieram redefinir a maneira como os utilizadores interagem com o conteúdo do website. Além disso registámos também a chegada do HTML5 e CSS3 que trouxeram imensas novidades, permitindo aos utilizadores tirar mais partido das capacidades destas linguagens, com a introdução de algumas novas funcionalidades como o vídeo e áudio. Além disso, a popularidade dos tipos de letra web também cresceu, bem como a sua utilização que se começou a tornar regular um pouco por todo o mundo. Para os particulares e pequenos negócios, não é fácil estar a custear novos designs todos os anos ou de 2 em 2 anos, e é necessário ter uma solução de baixo custo, sem perder terreno na qualidade do seu design e no alcance de utilizadores (Como os utilizadores de equipamentos portáteis como smartphones e tablet pc’s). Para isso, vamos-lhe apresentar 5 questões que prometem mudar a sua forma de criar sites!


1. FLASH É PASSADO?

Certamente já ouviu falar na discussão mundial acerca da não introdução de Flash no iPad por parte da Apple. A verdade é que cada vez mais se regista que os programadores se estão a afastar desta solução da Adobe no que toca à utilização em vídeos, animações e navegação. Steve Jobs relatou na sua carta aberta onde explica o porquê de não ter incluído o Flash no iPad, que o Flash não é mais necessário. O patrão da Apple argumenta que Flash faz os dispositivos gastar demasiada bateria, não é bom para operações multi-toque, e a sua performance, fiabilidade e segurança são ridículos. Além de tudo o que Steve Jobs possa argumentar, a verdade é que de momento com a chegada do HTML5, temos fantásticas soluções para o áudio, vídeo e navegação, também incluíndo um toque de CSS3. A maioria dos dispositivos móveis não tem Flash, e se você tem um website construído com base Flash, os visitantes vão odiar não poder ver o seu site. Por isso pense bem: será melhor ter Flash, ou abandoná-lo?

2. TIPOS DE LETRA WEB?

Já falámos que a tipografia é importante em qualquer web design. Se formos ver o caminho da estilização de um website com a utilização de tipografia adequada, tem sido complicado. Devido a isso mesmo, muitos designers foram forçados a utiliza uma pequena quantidade de tipos de letra e a utilizar algumas técnicas com imagens e Flash para alterar um pouco as coisas. Felizmente, de momento estamos numa nova era do web design, e a questão dos tipos de letra sofreu um grande avanço: A utilização de tipos de letra Web. Graças a serviços como o TypeKit, Fonts.com e Google Web Fonts agora é possível utilizar tipos de letra web no seu website sem muito esforço e sem qualquer ou pequenos custos. Estará na hora de aderir aos tipos de letra web?

3. WEBSITES COMPATÍVEIS COM DISPOSITIVOS MÓVEIS?

Como referimos no primeiro ponto deste artigo, a utilização de dispositivos móveis como smartphones e tablet pc’s tem aumentado imenso nos últimos tempos, impulsionado pela chegada dos tablet pc’s e a concorrência entre si. No entanto a utilização de dispositivos móveis para aceder à internet não é novidade, já existe há imenso tempo. Muitos websites, quer sejam pequenos ou grandes, estão a investir imenso para tornar os seus websites compatíveis com a visualização em dispositivos móveis. Esta compatibilidade significa que o tempo de abertura do site irá ser reduzido e tudo irá estar formatado para ecrãs de pequenas dimensões, permitindo aos utilizadores ter acesso e conseguir ver a informação correctamente. Para pequenos negócios, ter um website compatível com dispositivos portáteis poderá dar um pequeno aumento na sua popularidade entre os utilizadores. Você já produz websites compatíveis com dispositivos portáteis?

4. VOCÊ É ADEPTO DOS CMS E PLATAFORMAS DE MICROBLOGGING?

A utilização crescente de CMS e plataformas de microblogging para expor o seu pequeno negócio ou website particular leva-nos a crer que a capacidade de conseguir publicar conteúdo facilmente, seja ele texto, fotografia ou vídeos, é extremamente importante. Felizmente, também não é muito difícil conseguir personalizar o seu website com algum conhecimento de PHP e CSS, pelo que as plataformas de blogging e CMS são uma ótima porta de entrada para os eu negócio ter um futuro próspero na internet. Plataformas como o WordPress e o Tumblr são muito conhecidas, e através de fantásticos templates disponíveis, como Templates Tumblr ou Templates WordPress, você poderá mesmo criar um bom impacto com a imagem da sua empresa online. E você, utiliza alguma plataforma?

5. NÃO ESTÁ ACTUALIZADO?

Você continua agarrado ao HTML4 e CSS2? Solte as amarras e dê um pulo em direcção ao futuro! A utilização de HTML5 e CSS3 é um grande passo para a diminuição de custos, melhoramento de experiência do utilizador, mais acessível aos programadores, e acima de tudo permite-lhe fazer coisas que eram impossíveis de fazer anteriormente. Adicionalmente, tenha em mente que os dispositivos portáteis recentes também suportam Javascript, HTML5 e CSS3, pelo que é altamente recomendável que você entre nesta nova era a comece a trabalhar com base nos novos avanços da tecnologia. Se você tem alguma questão sobre a compatibilidade entre HTML5/CSS3 com os browsers antigos, fique descansado. Você poderá ter um look incrível nos browsers modernos e ter um look elegante nos browsers mais antigos. Para isso, sugerimos a utilização de Modernizr, um fantástico utilitário que poderá conhecer melhor no nosso artigo Melhore a utilização de HTML5 e CSS3 com Modernizr. E você, está actualizado?

PARTILHE A SUA OPINIÃO COM A COMUNIDADE!

Gostaríamos imenso de contar com a sua opinião e participação neste artigo, e conhecer a experiências dos nossos leitores. Não perca mais tempo, dê-nos a conhecer a sua opinião!

Abraços

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Jonathan [JCM]
    29 de março de 2011


    Acho que o flash está seguindo o mesmo caminho que as tabelas, deve ser usado somente para conteúdos especificos, não existindo mais a necessidade de criar layouts inteiros usando-o.


    Eu usei algumas, e é o máximo, retira aquela cara ‘default’ do site e lhe dá originalidade, já que a grande maioria dos sites usam fontes padrões do sistema.


    Sobre essas não posso opinar, ainda não cheguei a desenvolver conteúdos que sejam adequados para aparelhos portáteis, quem sabe no futuro, ainda mais agora com as media queries?


    Eu utilizo o WordPress, é um ótimo CMS com vários recursos.


    Sim. ^^

    Minha opinião :)



    • Diogo Espinha
      30 de março de 2011

      Olá Jonathan, muito obrigado pela sua contribuição neste artigo, partilhando a sua experiência!

      Ainda bem que está actualizado eheh :)

      Abraço



  2. Tiago Facco
    4 de abril de 2011

    Sensacional esse post Diogo, muito bom mesmo!

    Ainda não investi tempo pra desenvolver meus projetos em formato mobile. Porém investir também em equipamentos para testes vai me custar uma fortuna desnecessária. Aqui utilizo Mac OS, existe algum bom software para emular os navegadores mobile para testes de projetos? Se souber de algum, por favor me indique.

    Abraços



    • Diogo Espinha
      5 de abril de 2011

      Olá Tiago, muito obrigado pelas suas palavras! Existe uma aplicação denominada de Opera Mobile Browser. Felizmente é multi-plataforma, e poderá baixar a versão para Mac OS aqui. Existe também um emulador Android, mas esse não tenho a certeza se poderá testar o browser, pode ver um guia aqui.

      Espero ter ajudado, abraço!



  3. Darlyn Alves
    24 de maio de 2011

    Um 6º que na minha opinião deveria estar presente no artigo é sobre Usabilidade.

    [b]Quão simples e fácil é navegar em seu site?[/b]

    Abraços.



  4. João
    30 de setembro de 2012

    Da pra fazer um curso de html css wordexpress direto do ipad ou sO de um pc mesmo?


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz