Vamos partir do princípio que você tem aquilo que é preciso para se tornar um fantástico web designer. Vamos também partir do princípio que você tem aquilo que é necessário para se tornar no próximo maravilhoso designer – Você é criativo, tem visão artistíca, sabe dar bom uso às cores, e para além disso, tem habilidades técnicas fabulosas e uma capacidade fantástica de resolver e lidar com problemas. Com todas estas qualidades, você certamente irá ser um fantástico profissional.

Ou não, falta-lhe um elemento incrivelmente importante: Trabalho em Equipa! Para lhe demonstrar isso, hoje vamos presenteá-lo com 5 Razões Pelas Quais Um Designer Não Deve Trabalhar Sozinho!

Como se costuma dizer, o Super-Homem precisou do Batman e da Liga da Justiça para defender o mundo de uma mão cheia de vilões. Michael Jordan, Pippen, Rodman e os Bulls conquistaram em conjunto a NBA. Existem milhares de exemplos concretos onde se pode constatar nitidamente que o trabalho em equipa é eficaz. Existem também outros exemplos não tão nítidos onde existe trabalho em equipa. O fundo da questão é: Ninguém trabalha sozinho? Não.

Existe também um conceito que defende que as pessoas altamente criativas trabalham extremamente bem quando estão sozinhas. Você certamente que conhece uma mão cheia de pessoas que afirma e defende isto mesmo. Os freelancers trabalham sozinhos a maioria das vezes. Alguém que esteja a começar uma agência de publicidade vai começar a fazê-lo sozinho. Pode-se concordar que o isolamento potencia a criatividade, potenciando a possibilidade de chegar aos mais profundos e nítidos pensamentos desta forma, e eventualmente concentrar-se e focar-se mais facilmente no seu trabalho. A ideia de trabalhar sozinho é bastante tentadora: Sem distracções, sem barulho e sem inquietações…

1. SERÁ O SILÊNCIO A SOLUÇÃO?

“Por vezes sou distraído pelo silêncio”

Quem concorda com esta afirmação? O silêncio pode ser extremamente perturbador, ao ponto de nos desconcentrarmos por nos estarmos a ouvir a nós próprios. Por outro lado, obviamente que trabalhar sozinho e em silêncio tem bastantes pontos favoráveis, bem com alguns desfavoráveis. O potenciar da criatividade, da produtividade e a não existência (ou menor existência) de distracções podem efectivamente ser pontos chave num bom trabalho. Mas não se esqueça: O ser humano não está talhado para estar sozinho.

2. ISOLAMENTO SOCIAL É PREJUDICIAL PARA SI!

Esta será, provavelmente, uma das razões mais fortes pela qual não deverá trabalhar sozinho. Os humanos são animais sociais, estamos talhados para nos misturarmos com outras pessoas, e para além disso, foram, são e hão-de ser sempre os trabalhos em equipa que irão fazer com que a humanidade continue a evoluir e a desbravar caminho por novas descobertas. Isto só é possível pela partilha de experiência, trabalho em equipa e muita criatividade. Quando trabalhamos sozinhos e nos isolamos, estamos a regredir naquilo que é a nossa essência, e consequentemente a nossa saúde mental irá ser prejudicada, pouco a pouco.

Isto porque quando se trabalha sozinho, é muito fácil habituarmo-nos à solidão. Não há patrão, não há horas de trabalho, e está livre para ditar as suas próprias regras, como bem entender. É possível você tomar conta de tudo, mas conforme o tempo vai passando, você vai pagando a factura por esse isolamento. Chegará a uma altura em que não irá aguentar mais trabalhar sozinho, mas aí você já está 100% acomodado e habituado a trabalhar sozinho – Trabalhar em equipa vai ser um massacre!

Apartir deste ponto você irá perder gradualmente o interesse e o gosto por aquilo que faz. Não se esqueça, no meio está a virtude: Você pode trabalhar sozinho sim, mas não torne isso no hábito de isolamento!

3. TRABALHAR SOZINHO = CRIATIVIDADE

De facto, a criatividade é enormemente potenciada e as pessoas criativas trabalham muito bem quando estão sozinhas, mas apenas até certo ponto. É impossível você ser criativo sozinho para sempre. A criatividade requer dinâmica, e a certa altura tudo aquilo que fizer irá começar a tornar-se uma rotina, e não criatividade. Como designer, compromete-se a fazer as coisas sempre um bocadinho melhores. As suas ideias devem ser dinâmicas e estar sempre em actualização. Agora imagine que tem uma ideia completamente louca que poderá dar certo – Discuta essa ideia com a sua equipa e torne-a ainda mais louca e com uma possibilidade de dar certo muito maior! Uma ideia, quando germinada em várias pessoas, pode desenvolver algo extraordinário!

4. NÍVEIS DE CONFIANÇA

Sem uma equipa por trás, trabalhar sozinho pode aumentar perigosamente a sua confiança, ou descê-la horrivelmente. Uma vez que trabalha sozinho, terá menos (ou nenhuma) interacção com outras pessoas e poderá eventualmente começar a travar uma batalha contra a depressão de tempo a tempo. Se se habituar demasiado ou mesmo se começar a ser um vício trabalhar sozinho, poderá ter imensa dificuldade em imaginar-se a atingir grandes metas  - Que provavelmente só são atingíveis em equipa, ou ainda como já falámos, ter uma grande aversão a trabalhar em equipa, porque não tem confiança para o fazer.

Por outro lado, pode ter uma confiança astronómica pelo seu tempo que trabalhou sozinho, e não ter bases para (ou não aceitar) trabalhar em equipa. São arrogantes e rejeitam qualquer sugestão ou correcção – Eles trabalharam tento tempo sozinhos, não necessitam da ajuda de ninguém. Isto é absolutamente erróneo, ouvir segundas opiniões é extremamente importante. Para estes designers, é necessário submeterem-se a uma verificação da realidade, e perceberem que estão errados na sua forma de agir. Como uma família, uma equipa é sempre uma boa ajuda e uma alavanca para os bons designers. Também é importante salientar que ninguém é perfeito e há sempre espaço para melhorar, desde que se esteja disposto a isso. Uma equipa pode fazer fantásticas sugestões – Quem vê de fora tem sempre uma ideia e opinião imparcial.

5. TRABALHAR SOZINHO = AUSÊNCIA DE SEGUNDAS OPINIÕES

Certamente todos concordarão que quando se trabalha sozinho não existem segundas opiniões, quando mais não seja pela ausência de uma segunda pessoa, obviamente. Neste caso, será só você, a sua opinião e as suas regras – Podemos assemelhar isto a uma Ditadura: Você dita tudo, quer esteja certo ou errado, será sempre certo. Não seria mais interessante ter toda uma equipa a trabalhar em prol do mesmo? Cultivar conhecimento, partilhar experiências, discutir ideias, criar esboços e chegar onde dificilmente chegaria sozinho. Mesmo que você seja excepcionalmente bom naquilo que faz, ao trabalhar sozinho vai chegar a uma altura em que vai quebrar, e vai quebrar muito. Não seria bom ter uma equipa consigo?

E VOCÊ, GOSTA DE TRABALHAR SOZINHO OU EM EQUIPA?

Gostaríamos imenso de saber a opinião dos nossos leitores sobre esta matéria: Será mais proveitoso trabalhar sozinho, ou em equipa? O que prefere? Deixe a sua opinião e participe nos comentários deste artigo!

Abraço e até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Alex Nascimento
    7 de março de 2011

    Em relação ao item 5, um site que tem me ajudado muito é o Concept Feedback – http://www.conceptfeedback.com/

    Você posta seu trabalho e recebe o feedback de vários designers. Isso ajuda porque outros designers podem ver pontos de melhorias, que você não perceberia naturalmente.



    • Diogo Espinha
      12 de março de 2011

      Olá Alex Nascimento, obrigado por partilhar algo que o tem ajudado bastante, e que poderá ajudar muitas outras pessoas que irão ler este artigo.

      Abraço



  2. Alexandre Kucarcz Cordeiro
    9 de março de 2011

    Hoje é a quarta semana em que eu larguei o meu emprego para trabalhar a tempo integral por conta com desenvolvimento de sites para internet.
    Eu sempre gostei de trabalhar em equipe e acredido que mais cedo ou mais tarde vou acabar precisando de pessoas para trabalhar comigo!



    • Diogo Espinha
      12 de março de 2011

      Olá Alexandre Cordeiro, obrigado por partilhar a sua experiência!

      Para fazer uma mudança dessas é preciso muita coragem e determinação, desejo tudo de bom para si!

      Abraço



  3. Aline
    15 de março de 2011

    Eu amo trabalhar sozinha e no silêncio. As pessoas de trabalho fazem muito barulho aqui na empresa onde eu trabalho e isso me tira a concentração! Por isso adoro o período em que estou sozinha, parece que as coisas fluem melhor!



  4. Bruno Costa
    26 de abril de 2011

    Realmente trabalhar sozinho é um saco. Bem acho que pelo menos uma vez por semana se deve sentar com outras pessoas e compartilhar seus trabalhos e para receber criticas. Assim você sempre terá um objetivo em mente, ou seja, sempre estará estimulado a trabalhar mais.



  5. Gutierri
    23 de julho de 2012

    Eu estou acostumado a trabalhar sozinho, porém com isso eu acabo me atrasando um dos exemplos que posso dar foi um recentemente, meu PC queimou e com isso acarretou e acumulo de trabalho e dividas, com isso tudo só irei voltar a trabalhar daqui algumas semanas(6).
    Se eu tivesse uma equipe eu poderia deixar o site prosseguindo com os trabalhos.



  6. Cleiton Pardim
    2 de abril de 2013

    Trabalhar em silêncio é deixar fluir a imaginação, inspirar-se não limitando-se a criatividade, barulho é como um corte de ideias e conflitos na mente, informações desnecessárias para criar!


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz