A utilização de cábulas ou locais onde se podem consultar informações rápidas sobre alguns temas relacionados com o Web Design, como as linguagens de programação Web e o próprio design em si, é prática recorrente dos web designers, sejam eles mais experientes ou novatos. Existem imensos recursos gratuitos disponíveis na internet para os Web Designers tirarem partido delas e serem os melhores a desenvolver os seus trabalhos, e é a pensar nos Web Designers que neste artigo lhe vamos apresentar uma lista de 15 Recursos Valiosos para Web Designers, que vão desde guias de estilização web, guias de usabilidade nos websites, dicas de design utilizando AJAX ou mesmo um pequeno guia que lhe ensina como você deverá organizar melhor o seu tempo enquanto trabalha. Está pronto para aumentar os seus conhecimentos?

1. WEB STYLE GUIDE

Web Style Guide

Enquanto que a versão impressa está à venda na amazon, a versão online é disponibilizada de forma inteiramente gratuita no website do Web Style Guide. Este recurso é muito valioso e contém ensinamentos que deverão ser interiorizados e utilizados na próxima vez que for executar um trabalho.

2. ACCESS BY DESIGN

Access by Design

A web democratizou o design, tanto o processo da criação do projeto como as responsabilidades inerentes. Conscientemente ou não, temos vindo a entrosarmo-nos no design ao longo de nossas vidas, em tudo aquilo que fazemos. Quando optar por usar sapatos castanhos ou pretos, o efeito de nossa escolha é limitada às pessoas que encontramos ao longo do dia. Quando projetamos um Web site, nós projetamos para todos. Nossas escolhas afetam qualquer pessoa que venha a visitar o nosso site, e queremos que se sintam bem quando o fizerem, daí a importância da usabilidade de um website. Neste recurso você irá encontrar conteúdo valioso sobre a usabilidade de websites, que poderá por em prática nos seus projetos!

3. GETTING REAL

Getting Real

Getting Real é sobre pular todas as coisas que representa um projeto (tabelas, gráficos, caixas, setas, esquemas, wireframes, etc) e realmente construindo a coisa real. Getting Real é menos software, menos funcionalidades, menos burocracia, menos de tudo o que não é essencial (e mais do que você pensa é essencial realmente não é), é permanecer pequeno e ser ágil. Obtenha realismo com a interface, as telas finais que as pessoas vão usar.

 4. HTML DOG

HTML Dog

HTML Dog é um compêndio com tutoriais para você se iniciar no HTML e no CSS. Existem 3 níveis, o iniciante, o intermédio e o avançado. Os tutoriais de  iniciantes são guias passo a passo, enquanto que os tutoriais de nível intermédio e avançado passam por dicas autônomas, truques e técnicas e dicas de melhores práticas.

5. THE WEB BOOK

The Web Book

No mundo do desenvolvimento web, as evoluções surgem rapidamente. Algumas das informações nesta edição pode muito bem estar fora de data até agora, pois com a constante evolução é difícil estar sempre atualizado. Uma nova edição do livro The Web Book está atualmente em preparação, para publicação no final de 2012 ou início de 2013. Ele irá incluir centenas de pequenas atualizações e dúzias de tópicos. ompletamente novos . A nova edição também será publicado na plataforma Kindle.

6. AJAX DESIGN STRATEGIES

AJAX Design Strategies

Aplicações Web entraram numa nova era orientada por metas, como uma resposta rápida às ações do usuário e da colaboração do usuário na criação e compartilhamento do conteúdo dos websites. O termo popular atribuída a esses sites altamente responsivos é Web 2.0. Alguns bons exemplos da Web 2.0 são sites como Google Maps e Flickr. Google Maps oferece uma interface de usuário altamente responsiva (UI). Por exemplo, você pode visualizar um mapa, mover o cursor sobre o mapa para ver áreas adjacentes quase imediatamente. O Flickr é um site em que os usuários armazenam e compartilham fotos, sendo uma plataforma responsiva e atrativa para os visitantes.

Outros sites 2.0 fornecem uma experiência de usuário igualmente rica, fazendo coisas como a integração dos serviços de outros sites ou incorporação de um fluxo constante de novas informações. Por exemplo, o Google Maps pode ser incluído em outro site, como um site para a compra de carros, para apresentar um mapa que destaca a localização de concessionários que vendem um modelo de carro particular .O termo utilizado para essas integrações do site é “mashups”.

7. INTRODUCTION TO GOOD USABILITY

Introduction to Good Usabilty

Introduction to Good Usability é mais um recurso que foca a usabilidade dos websites. Ao longo do conteúdo, o autor juntou alguns dos seus melhores artigos sobre a área criando assim este recurso disponível para todo o mundo. Como afirma o autor, este guia é especialmente útil se você ainda não tiver feito muitas tarefas de webdesign ou se você estiver envolvido em webdesign, mas não relacionado com o produto final.

8. WHY DESIGN

Why Design

Why Design é um local onde irá encontrar uma série de recursos relacionados com o webdesign, que visam responder a muitas das suas perguntas relativamente a esta área. Através de uma série de capítulos, você irá aprender vários aspectos, não apenas sobre os aspectos técnicos de web design, mas também as questões mais elaboradas, como o lugar do design na sociedade.

9. KNOCK KNOCK

Knock Knock

Knock Knock é um guia para criar um website que funcione em todos os aspetos. É desta forma que o guia de apresenta para o mundo, e quando você cria um website às vezes é difícil aceitar o fato de que, sim, você está tentando vender algo. Pode ser um produto ou um serviço ou apenas uma ideia. Você pode estar tentando levantar dinheiro para sua universidade ou ajudar uma mulher espancada encontrar o abrigo mais próximo. Mas você está tentando fazer alguma coisa com seu site. Com este guia será mais fácil conseguir fazê-lo!

10. TIME MANAGEMENT FOR CREATIVE PEOPLE 

Time Management For Creative People

Este fantástico E-Book foi compilado através de artigos publicados no Bussiness Of Design Online, pelo escritor e professor de criatividade Mark McGuinness, e é um bom guia para ajudar a maximizar o seu tempo e produtividade. Pretende também ensiná-lo a manter a concentração na sua criatividade enquanto lida com outros compromissos.

11. HTML5 QUICK LEARNING GUIDE

HTML5 Quick Learning Guide

Há imensos locais onde você poderá obter informações completas sobre HTML5, no entanto HTML5 Quick Learning Guide é um guia de aprendizagem rápida, que é conciso nas suas matérias. Este guia apresenta apenas os principais elementos do HTML5 que você provavelmente vai querer usar imediatamente, sendo orientado para aqueles que querem obter o básico em primeiro lugar, e se preocupar com os detalhes mais complexos mais tarde.

12. THE ELEMENTS OF TYPOGRAPHIC STYLE APPLIED TO THE WEB

The Elements Of Typographic Style

Durante muito tempo a atenção ao detalhe da tipografia foi esquecido pelos designers do site, particularmente no corpo dos mesmos. O aparecimento de browsers com novas tecnologias, o aparecimento do CSS3 e do HTMl5 com a renderização de texto e telas de alta resolução, vieram alterar um pouco este campo. The Elements of Typographic Style é considerado um guia clássico, e o conhecido tipógrafo Hermann Zapf proclama que o livro é uma obrigação para todos aqueles que estão ligados às artes gráficas, e especialmente para os nossos novos amigos que entram neste mundo.

13. RUBY BEST PRACTICES

Ruby Best Practices

Embora à primeira vista este recurso possa parecer estar fora de sítio, não está. Ruby é uma linguagem que não é tão popular como HTML ou PHP, mas ainda assim é bastante poderosa e abre a posta a um infinito número de possibilidades.

14. MEANINGFUL DESIGN

Meaningful Design

Você é um designer profissional? Gostaria de conhecer um processo para criar um trabalho mais consistente e criativo que se distingue do trabalho dos seus concorrentes? Gostaria de conhecer um processo que o ajudaria a traduzir os obscuros e vagos desejos dos seus clientes, convertendo-os algo claro e sólida para o seu design? Meaningful Design irá orientá-lo nesse sentido, e garantidamente sairá surpreendido com o resultado final.

15. ELOQUENT JAVASCRIPT

Eloquent Javascript

Eloquuent JavaScript é um livro que lhe oferece uma introdução à linguagem de programação JavaScript e à programação em geral. É uma mistura de forma concisa e equilibrada dos princípios e pragmática. O tutorial está construído como se fosse um jogo que o irá cativar, desenvolvendo e seguindo o conteúdo de forma fácil. Se for um perito na àrea, os conteúdos vão relembrá-lo das suas primeiras alegrias da programação!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Jorge Ribeiro
    31 de maio de 2012

    Queria felicitar-te pelo excelente artigo.
    Cada site apresentado tem conteúdo muito interessante.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz