A criação de um portfólio online é um passo importante para os profissionais que desejam colocar os seus trabalhos online, dando assim a conhecer as suas qualidades, capacidades e trabalhos realizados anteriormente, a partir dos quais os potenciais clientes podem tirar alguma conclusões e observar aquilo que você já foi capaz de desenvolver anteriormente. Porque é que é assim tão importante ter um portfólio? É extremamente importante ter um portfólio porque mais do que aquilo que você diz, os clientes vão acreditar naquilo que vêm, e ao você lhes dizer que tem capacidades e habilidades em fazer A ou B não é o mesmo que lhes demonstrar que realmente você fez aquilo que diz que consegue fazer. No entanto é necessário ter bastante cuidado na elaboração do seu portfólio, pois ele será a sua imagem para o mundo, disponível para qualquer pessoa ver, podendo assim potenciar o seu trabalho, ou simplesmente arruiná-lo.

Se você é um web designer e tem um portfólio online, a primeira coisa que um cliente seu pensa quando você lhe entrega um cartão de visita com o seu website, provavelmente será “este website deve estar fantástico!” – e este pensamento da grande maioria dos potenciais clientes poderá ser a chave para o seu sucesso, ou para a sua ruína. Imagine que um cliente chega no seu website e o website está escandalosamente horrível – qual a imagem que isso iria passar sobre um web designer? Não faz sentido um web designer ter um website com um look horrível e sem navegabilidade, no qual nem sequer os clientes conseguem aceder aos seus trabalhos e rapidamente se aborrecem de estar no seu website. Quando o objectivo é atrair clientes, o seu website deverá estar de acordo com um conjunto de regras que achamos serem essenciais para cativar o interesse dos potenciais clientes no seu trabalho, não só os impressionando mas também fazendo com que se sintam confortáveis ao visitar e navegar no seu website.

portfolio

1. SIMPLICIDADE

A simplicidade de um portfólio é bastante importante na medida em que não faz com que o visitante se distraia com outros elementos que podem captar o seu olhar. Se o objetivo é dar a conhecer os seus trabalhos, então são eles que devem estar em foco e em destaque para que facilmente qualquer visitante os encontre quase sem procurar. Siga o lema “less is more” que tem vindo a ser suportado por designers ao longo dos anos, que salienta a importância da simplicidade. Cada elemento do seu website deve ser simples e intuitivo de utilizar, e parecendo que não, dá um aspeto completamente diferente ao website, apagando à partida a imagem de que o website poderá ter sido criado por um qualquer web designer amador. Outro ponto importante que se insere dentro do tema da simplicidade é você passar a sua mensagem de forma clara e nítida aos seus clientes, fazendo com que de antemão um visitante saiba o que vai encontrar no website sem ter de atravessar muita confusão, muitos links e muitas páginas até lá chegar

2. USABILIDADE

A usabilidade de um website por si só é extremamente importante, fazendo com que os seus visitantes consigam navegar sem dificuldades, não se perdendo no website e conseguindo encontrar aquilo que procuram em pouco tempo. Em um portfólio, a usabilidade ganha ainda mais preponderância, uma vez que o objetivo é mostrar os seus trabalhos a potenciais clientes, é imperativo que os visitantes consigam chegar aos seus trabalhos sem grandes problemas. Existe um exercício muito fácil que você enquanto desenvolvedor de um portfólio poderá fazer, que é vestir a pele de um potencial cliente e visitar o seu website – seja imparcial, e aponte os erros que encontrar num papel, e de seguida vista novamente o papel de desenvolvedor e melhore o que tiver a melhorar. Construa o seu portfólio de modo a que seja intuitivo e fácil de utilizar.

3. MANTENHA O FOCO NOS SEUS OBJETIVOS

Antes de passar ao desenvolvimento de um portfólio você certamente idealizou aquilo que pretendia fazer, criando alguns objetivos daquilo que quer obter com o portfolio e daquilo que quer fazer passar aos seus clientes. Então é importante que você mantenha o foco nos seus objetivos ao longo do desenvolvimento do website, pois caso contrário você poderá estar a criar um projeto confuso que se torna numa mistura de ideias e objetivos que no fim pouco têm em comum e todos juntos apenas criam um portfólio sem valor e no qual você não se revê, perdendo assim tempo, clientes e consequentemente dinheiro. Primariamente, podemos apontar 4 tipos diferentes de objetivos que um web designer quer para o seu portfólio: Arranjar trabalho, Vender trabalhos, Ganhar reputação e Comunicar com outras pessoas.

Cada um destes objetivos tem metas diferentes e diferente maneiras de expôr os seus trabalhos e quem você é. Se que arranjar trabalho, o objetivo do seu portfólio terá de ser o de impressionar os seus potenciais clientes com os seus melhores trabalhos. Se o objetivo é vender trabalhos, então o seu portfólio deverá ter um caracter mais comercial, fazendo uma exposição detalhada dos seus trabalhos, com alguma história se possível e tentando persuadir o cliente a adquirir o seu produto, expondo algumas razões pelas quais o cliente o deverá fazer. Se o seu objectivo é ganhar reputação, então o objetivo é apenas expôr os seus trabalhos e espalhar o seu portfólio pelo mundo fora. Mais uma vez relembramos o primeiro ponto deste artigo: Um portfólio tanto pode ser a chave de ouro para o seu sucesso, como a sua ruína – se o seu objetivo é ganhar reputação, você terá obrigatoriamente de ter um portfólio construído com imensa qualidade, caso contrário poderá simplesmente ser a sua ruína total. Finalmente, se o seu objetivo é apenas comunicar e criar ligações com outras pessoas da área, provavelmente irá querer criar um local onde os visitantes possam participar com as suas opiniões ou mesmo dar a conhecer os seus trabalhos, potenciando assim novas conexões dentro da área e ao fim ao cabo, espalhar o seu nome e o seu trabalho.

4. CONETIVIDADE

5 Regras essenciais para criar um portfolio profissional

Naturalmente que se você quer ganhar clientes, eles têm de ter uma forma de o contatar. Para isso, é importante que você forneça um local onde os seus potenciais clientes o possam contatar facilmente, facultando de preferência várias alternativas para o fazerem. Para isso, é imperativo você ter um local no seu portfólio onde os seus clientes possam aceder facilmente e no qual tenham as várias formas de o poder contatar. Se você pretender criar um formulário de contato para o seu portfólio, no artigo Como criar um formulário de contato com CSS3 poderá aprender facilmente como o fazer. No entanto aquilo que sugerimos, como falamos nas primeiras linhas deste ponto, é que você forneça várias alternativas de contato, nomeadamente um formulário de contato, e-mail, número de telefone, twitter, facebook, linkedin e outros se possível, facultando assim vários métodos de contato para os seus potenciais clientes escolherem aquele com que se sentem mais à vontade.

5. RECOLHA TESTEMUNHOS DE CLIENTES

Ao longo da sua carreira enquanto designer, certamente terá tido elogios dos seus clientes que deixam qualquer um orgulhoso. A integração de testemunhos de clientes em um portfólio é muito importante pela seguinte razão: São clientes que deram a cara para elogiar o seu trabalho, dando assim credibilidade ao mesmo. Um cliente que chegue no seu website e encontre um testemunho de alguém a falar do seu trabalho, poderá inclusivamente procurar essa pessoa e pedir uma opinião do seu trabalho, fazendo com que o potencial cliente se torne praticamente um cliente seguro. Então, quais testemunhos incluir? O ideal é incluir os testemunhos de clientes que sejam mais conhecidos e que tenham maior credibilidade. Isto não de trata de uma questão de discriminar um cliente por alguma razão, trata-se apenas de expôr aos potencias clientes os melhores testemunhos de pessoas que por si só dão credibilidade ao seu trabalho. Se você já desenvolveu trabalhos para alguém ou alguma empresa conhecida, recolha os seus testemunhos e exponha-os juntamente com os seus trabalhos. Naturalmente que é importante você ter em conta que deverá ser seletivo nos testemunhos, não expondo algo que não corresponda à verdade, correndo assim o risco de manchar o seu bom nome.

Abraço!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Miih
    5 de julho de 2012

    Oi Diogo, sou designer gráfico e não trabalho com web design, mas tenho a necessidade de ter um site com meus trabalhos, até para enviar e-mail com currículo passo o link do portfolio, não tenho grana pra pagar alguém pra fazer isso e resolvi fazer num gerador de site gratuito (o WIX mesmo), eu sei que é não é o certo, mas era o que estava nas mãos no momento. Julguei melhor que um Blogspot.
    Gostaria de saber se eu te enviar o link, você poderia me dar uns conselhos do que tirar e o que acrescentar.

    att.


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz