A utilização de bom texto nos websites é um bom passo para aumentar a qualidade do mesmo aos olhos dos leitores, e existem variadíssimas técnicas para o fazer de forma eficiente. Os texto podem ser de teor persuasivo,  informativo ou para simples entretenimento, e você enquanto autor de conteúdos irá utilizar certamente algum destes elementos, senão todos, em algum momento da sua carreira como escritor ou blogueiro. Vale a pena salientar que que os vários tipos de textos não são aplicáveis a todos os ramos relacionados com a escrita, e você deverá saber adequar o seu tipo de escrita de acordo com o conteúdo e também o público alvo. A maioria das pessoas olha para o copywriting como uma ferramenta de publicidade em que quem escreve faz disso uma arte para conseguir vender um serviço ou mesmo um produto. Naturalmente poderá ser feito dessa forma, mas o copywriting vai mais longe que isso – “Copywriting é a arte e ciência de escrever palavras para promover um produto, negócio, serviço, pessoa ou ideia, e escolher /editar cuidadosamente as palavras de forma a que possam persuadir o leitor a tomar uma ação específica.” É claro que a palavra que mais se salienta nesta citação é “persuadir”. O ato de vender um determinado produto ou serviço a alguém é um ato de persuasão em que você informa e dá a saber quais as vantagens que o cliente tem em adquirir o seu produto ou serviço. A apresentação do texto é fulcrar. E agora, como o fazer? Juntámos 7 técnicas pra bom copywriting para si!

copywriting

1. TÍTULOS DE PÁGINA

Um título de página é um dos primeiros elementos que os visitantes de um website ou leitores são presenteados, e um bom título de página (que por ex. seja descritivo do seu conteúdo) é um passo importante que fará com que os leitores saibam de antemão aquilo que poderão encontrar no conteúdo. Um bom título de página é curto, descritivo e alusivo ao seu conteúdo e deverá conter a parte importante da informação no seu início e não no fim.

2. SEJA CONCISO

Um dos pontos importantes no que toca ao copywriting para a web, e neste caso concreto estamos a falar para os blogues, é muito importante ter em conta que os leitores de conteúdos online são diferentes dos leitores de contéudo offline. Porquê? A quantidade de informação disponível na internet faz com que os leitores não queiram perder imenso tempo a ler conteúdos que não lhes faz perder o seu precioso tempo. É muito fácil um leitor ficar chateado com o seu conteúdo que se torna chato e procurar outros conteúdos da mesma área online. Assim é importante que o seu conteúdo seja conciso, utilizando frases e parágrafos curtos que expliquem de forma rápida e objetiva aquilo que você pretende fazer chegar aos seus leitores. Organize o seu texto de forma a que seja um texto com cabeça, tronco e membros e no qual o leitor não se perca.

3. CABEÇALHOS

Os cabeçalhos e sub-cabeçalhos de página são muito importantes para guiar os leitores no escaneamento ocular que fazem na página. Quando um leitor chega numa página, um comportamento muito comum é fazer scroll na mesma passando os olhos nos cabeçalhos do texto, verificando assim rapidamente se algum deles lhe interessa. Tal como os títulos de página, os cabeçalhos deverão ser concisos e serem feitos de palavras curtas e objetivas. Aquilo que você deverá procurar com os cabeçalhos é captar a atenção do leitor e fornecer ao mesmo um ponto de referência sobre o conteúdo que está relacionado com esse cabeçalho. Outro ponto importante é a distinção entre um cabeçalho e um sub-cabeçalho – certifique-se que diferencia em termos visuais um cabeçalho de um sub-cabeçalho, pois dessa forma enquanto um leitor faz o scroll pela página poderá encontrar não só o cabeçalho mas também o sub-cabeçalho e conseguir diferenciá-los. Os sub cabeçalhos deverão ser um seguimento do cabeçalho, mantendo o teor do texto e do tema.

4. QUEBRE O TEXTO

Quebrar o texto é uma técnica que poderá ser utilizada para tornar a leitura do mesmo menos monótona e chata para o seu leitor. Quando os conteúdos não são técnicos, como é o caso de um tutorial, é uma boa ideia fazer uma quebra no texto utilizando por exemplo uma citação. O colega Miguel Lucas da Escola Psicologia utiliza esta técnica para quebrar os seus textos, tornando assim a leitura dos mesmos mais interessantes, introduzindo elementos de interesse para o leitor.

Cada citação contribui com algo para a estabilidade e o alargamento da língua. (Samuel Johnson)

5. UTILIZE OS LINKS DEVIDAMENTE

Certamente já lhe aconteceu a si, e provavelmente vai acontecer aos seus leitores. Na procura incessante por algo, existe um elemento que salta à vista: Os links. Assim você deverá ter cuidados redobrados na utilização dos mesmos, tornando o seu texto apelativo e melhorando de certa forma a acessibilidade do seu website e do seu texto em si. Então, linkar para onde?

Deverá linkar apenas para conteúdo que seja do interesse do leitor e que esteja obviamente relacionado com a palavra no qual vai linkar, isto significa que em princípio não vai introduzir um link para gatos quando está a falar de cães. Outro ponto importante é não introduzir demasiados links no seu texto, isto poderá fazer com que o texto se torne ilegível e não interessante para o leitor. Então, deverá cingir os links apenas para conteúdos que sejam do interesse do leitor e que tragam uma mais valia ao seu conteúdo, e para isso é necessário você vestir a pele de leitor e observar o seu conteúdo. Pessoalmente, gosto de adicionar os links depois de concluído o artigo e depois de fazer uma leitura final (como referido no último ponto deste artigo).

6. DICAS RÁPIDAS

Os textos devem ser escaneáveis aos olhos do leitor, e por isso mesmo em jeito e resumo e dicas rápidas deixamos-lhe uma lista que deverá ter sempre ao seu dispôr:

  1. Use títulos de página descritivos
  2. Inclua informação importante no primeiro parágrafo e mantenha a linguagem simples e acessível aos leitores
  3. Inclua cabeçalhos e sub-cabeçalhos para fazer fluir as suas ideias ao longo do texto
  4. Crie listas numeradas para introduzir ideias simples ou tópicos
  5. Utilize quebras de texto, como uma citação
  6. Os links devem ser utilizados de forma cuidadosa

7. LEIA OS SEUS TEXTOS

Tal como diz o ditado, a prática faz a perfeição. Então é de extrema importância que você depois de terminar os textos, os leia e tente perceber se de fato conseguiu passar a ideia que pretende. Todo o ser humano comete erros, e se você fizer uma leitura ao seu texto e não estiver de acordo com aquilo que pretende, aceite o erro. Talvez mais importante que aceitar o erro, é aprender com ele, corrigi-lo e aprender como não o voltar a cometer. Se você seguir esta linha, certamente se tornará um melhor escritor de conteúdos, sejam eles para um blogue ou um ebook –  tudo está relacionado, é escrita.

Abraço!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Robeilton Simões
    12 de julho de 2012

    Olá Diogo, tudo bem?

    Muito bom seu artigo, Parabéns!!

    Sempre me preocupei com estes detalhes. É assim que vamos construir bons artigos. Revisar o texto então, eu faço quase que 5 a 10 vezes para ter certeza que está tudo certo. Além disso eu tenho o hábito de escrever e deixar o texto em “repouso” por 1 dia. Depois volto a ler e verifico se está coerente e dentro da proposta que quero passar. Acredito que assim eu consigo rever o assunto de uma perspectiva melhor e com a cabeça mais tranquila.

    Também estou revendo os artigos antigos e dando uma atualizada, afinal quando eles foram escritos eu tinha uma perspectiva diferente da que tenho hoje e é sempre bom relê-los novamante.

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.



  2. Bruno Moreno
    15 de julho de 2013

    Boa Tarde. Preciso de alguem que possa desenvolver um email para que eu divulgue meus produtos para os clientes. Um email simples, mais que seja elegante. Aguardo retorno. Obrigado.



  3. Douglas Moraes
    8 de maio de 2014

    Fantástico, excelente conteúdo. Muito obrigado, parabéns!!!



  4. Daniel
    17 de julho de 2014

    Poderia me indicar um bom profissional de Copywriting para reescrever algumas cartas de vendas de videos de Treinamento


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz