Antes de iniciarmos o tutorial de como instalar o Prestashop, gostaria de fazer uma breve apresentação do mesmo para quem ainda não conhece. Prestashop é um sistema Ecommerce Open Source desenvolvido em PHP. Este sistema foi lançado em 2007 e desde então não tem parado de crescer, atualmente se encontra na versão 1.5.3. Prestashop tem uma comunidade ativa com milhares de membros dedicados à tecnologia de inovação. Por isso se instalarem hoje o Prestashop e gostarem do que virem, lembrem-se, amanhã vai estar ainda melhor.

Com o Prestashop é fácil moldar uma loja aos gostos e necessidades de cada um, pois existem milhares de módulos/addons espalhados pela Web (uns pagos e outros grátis) e ainda templates para os mais variados gostos.

O meu principal destaque para o Prestashop vai para os métodos de pagamento. Existem já módulos criados para os mais variados métodos de pagamento, entre os quais o Paypal, Google Checkout, Mercado Pago, PagSeguro, Hipay entre outros. Atrevo-me a dizer que existem quase todos os métodos de pagamento para os gateways existentes no mercado e os que não existem com certeza já têm os seus programadores a tratar do assunto.

Deixo por aqui a breve introdução ao Prestashop. Mais tarde irei debruçar-me sobre as funcionalidades do sistema.

REQUISITOS PARA A INSTALAÇÃO

  • Um nome de Domínio
  • Servidor web: Apache 1.3, Apache 2.x, Nginx or Microsoft IIS
  • PHP 5.1+
  • MySQL 5.0+

Opcional

  • Na configuração PHP, peça ao seu provedor para instalar memory_limit para “64M” e file_max_upload_size to “16M”
  • SSL certificado se pretende processar pagamentos internamente (sem usar o PayPal por exemplo)
  • Extensões PHP opcionais: GD, cURL, SimpleXML, SOAP
  • Para melhorar o desempenho: MemCached, mcrypt PHP extension

DOWNLOAD DO PRESTASHOP

Acesse este link preencha os seus dados e de seguida faça download para o seu computador do ficheiro Zip com todos os ficheiros de instalação do Prestashop.

Download Prestashop

PREPARAR SERVIDOR PARA A INSTALAÇÃO

Após concluído o download do Prestashop descomprima todos os ficheiros para uma pasta temporária no seu computador e envie-os para uma pasta no seu servidor. Poderá colocar os ficheiros na root/raiz do seu servidor ou numa pasta criada para a loja. Caso pretenda que o domínio da sua loja seja www.minhaloja.com coloque os ficheiros na raiz do seu servidor, caso pretenda que seja www.minhaloja.com/loja/ crie um pasta com nome loja na raiz do seu servidor e coloque lá todos os ficheiros.

Para enviar os ficheiros para o servidor poderá usar o painel de controlo do seu provedor ou usar um programa de ftp, caso pretenda usar um programa de ftp aconselho o FileZilla.

Agora que já tem os ficheiros no servidor só falta criar o banco de dados para a sua loja online. No painel de controlo do seu provedor encontre a opção para criar um banco de dados. Crie o seu banco de dados, um utilizador e a respectiva password. Não esqueça de dar as permissões ao utilizador para o banco de dados criado. Guarde estes dados num bloco de notas ou outro programa pois vai precisar deles para a instalação do Prestashop.

INSTALAÇÃO DO PRESTASHOP

Agora que já tem os ficheiros no seu alojamento dirija-se ao domínio onde estes se encontram. Caso tenha colocado na raiz do servidor será www.minhaloja.com caso tenha criado uma pasta para a loja será www.minhaloja.com/loja/. Ao acessar o URL da sua loja irá dar início o processo de instalação do Prestashop.

Este é o primeiro passo para a instalação da sua loja. Apenas terá que escolher o Idioma para acompanhar a instalação da loja online.

Instalar Prestashop Passo 1

O segundo passo da instalação é a verificação do seu servidor. Para instalar o Prestashop o seu servidor precisa ser compatível. Verifique se todos os requisitos estão preenchidos neste passo, caso tenha algum requisito em falta entre em contato com o provedor da sua hospedagem para tentar solucionar o seu problema.

Nota: Apenas os requisitos opcionais poderão estar em falha.

Instalar Prestashop Passo 2

Em cima disse para guardar os dados referentes ao banco de dados, utilizador e password. Chegou a altura de os colocar em prática. A instalação já vem com valores predefinidos, altere apenas o nome do banco de dados, o login do utilizador e a respectiva password, todos os outros campos não deverão ser alterados.

Depois de preencher estes campos clique no botão “Verificar Agora”. Caso não tenha tido sucesso na verificação da conetividade ao banco de dados verifique se colocou bem todos os dados e se atribuiu o utilizador criado ao banco de dados com todas as permissões.

Instalar Prestashop Passo 3

Vamos agora colocar os dados da sua loja. Como se pode ver pela imagem, aqui basta colocar os dados da sua loja e respectivo logotipo.

Alerto só para uma opção neste ecrã, a de instalar produtos de demonstração. Aconselho-o a instalar os produtos de demonstração pois irá permitir visualizar as várias opções que os produtos podem ter e vai ser de mais fácil compreensão para trabalhar com elas no futuro.

Instalar Prestashop Passo 4

Depois de carregar no botão “Próximo” irá demorar um pouco a instalar a loja. Aguarde até aparecer a tela seguinte. Assim que esta tela aparecer, a sua loja está instalada.

Instalar Prestashop Passo 5

ÚLTIMO PASSO (IMPORTANTE)

Depois da loja concluída existem 2 medidas de segurança a serem tomadas:

  • Eliminar a pasta com o nome “install” que se encontra na raiz do seu site. Só depois de eliminar esta pasta será possível acessar à loja online.
  • Alterar a pasta com o nome “admin” para um nome à sua escolha. Esta é a pasta que vai permitir o acesso ao backoffice da sua loja online. Imagine que altera o nome para “gestaoloja“, agora para acessar o backoffice da sua loja basta colocar o seguinte URL www.minhaloja.com/gestaoloja/. Atenção para nunca facultar este URL a ninguém pois é mais uma forma de a sua loja não ser hackeada.

A SUA LOJA ESTÁ PRONTA!

Backoffice

Aspecto final da loja online

PARA FINALIZAR

A loja ainda não está pronta a vender pois ainda há diversas configurações a fazer como é óbvio. No entanto, o passo mais importante está feito. A partir daqui explore ao máximo as funcionalidades que o Prestashop tem para oferecer à sua loja online. Entretanto publicaremos mais alguns artigos para o ajudar a configurar a sua loja online e explorar ao máximo as funcionalidades do Prestashop. Fique atento!

Um Abraço!

 

Autor: Pedro Alfaiate

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Web Developer com sólidos conhecimentos em PHP, Mysql, CSS jQuery e HTML. Os seus conhecimentos incidem principalmente em Wordpress e Prestashop. Sempre pronto para novos desafios na programação...

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Criar
    1 de fevereiro de 2013

    Muito bom esse Prestashop,
    já baixei aqui, vou seguir seu tutorial!
    Vlw



  2. WELLPHOTO
    5 de fevereiro de 2013

    Foi otima ideia colocar e-commerce como novo assunto para este tutorial,depois de conhecer o muse aqui na escola criatividade, ja pensava em lidar com e-commerce, O Prestashop foi um Otimo assunto!
    Obrigado Pedro!



    • Pedro Alfaiate
      5 de fevereiro de 2013

      Fique atento Wellphoto, pois mais destes virão :)



  3. Valter Sousa
    14 de fevereiro de 2013

    Show, show, show, Pedro! E é tão fácil quanto instalar o WordPress e ainda grátis. Tem gente vendendo caro essas lojas prontas por aí. Notícia muito boa.



    • Pedro Alfaiate
      14 de fevereiro de 2013

      Valter, valeu seu comenario.
      Vou disponibilizar mais tutoriais brevemente para aprender a gerir lojas online em Prestashop.

      Fique atento



      • Julio Cesar
        15 de fevereiro de 2013

        Olá, muito bom este tutorial… se possível no futuro crie um sobre como construir templates para estas lojas porque eu não encontrei nada de valor na internet.



  4. Fábio Santos
    16 de fevereiro de 2013

    Olá Pedro,

    Conheci o Prestashop há algum tempo e gosto da simplicidade para administrá-lo. O problema que tive foi para utilizar temas escuros, já que ao enviar uma logo em png, com fundo transparente, em vez disso dava um erro e aparecia o fundo preto. Desisti de usar a plataforma por isso, pois tentei de várias maneiras e não consegui corrigir isto. Você sabe me dizer se isto ainda ocorre no Prestashop?

    Um grande abraço!



    • Pedro Alfaiate
      17 de fevereiro de 2013

      Fábio para colocar transparência no logotipo da sua loja faça o seguinte.
      No backoffice da sua loja vá em Preferences->Images.
      Depois na opção “Image quality” escolha o formato PNG. Agora basta fazer upload do logotipo da sua loja e veja o que acontece :)
      Abraços



  5. Michael
    26 de março de 2013

    Muito bom.
    Pedro estou com uma duvida.
    No bluehost já tem a opção pra escolher vários scripts de ecommerce.
    Dai é só clicar pra instalar. Nesse caso não preciso fazer essa parte de configurar Banco de Dados?
    Abraços



  6. Tom
    1 de maio de 2013

    Muito com. Motimo tutorial, mas nao acho o modulo dos Correios



  7. Tom
    1 de maio de 2013

    Por favor, uma duvida: quando entro em meu dominio normal dá erro. só funciona quando eu acrecento “/prestashop” no final. como instalar direto na raiz? obs. eu descompaquitei direto no servidor



    • antonio
      13 de agosto de 2015

      amigo vc colocou sua seu site na pasta prestashop , seleciona todo os seus arquivos na pasta raiz/prestashop e mova os arquivos para a raiz public_html



  8. moretto
    25 de fevereiro de 2014

    Parabéns, muito útil para quem está começando a usar o PrestaShop…

    Tank´s



  9. Milton Monteiro
    28 de abril de 2014

    Instalei minha loja prestashop e ficou muito boa mas minha pagina inicial deveria mostra produtos novos entre outros módulos que escolhi para a pagina inicial mas só aparece a parte superior do logo e o rodapé, alguém poderia me ajudar?
    segue o link na minha loja e a imagem da tela inicial anexada para constata o erro:
    http://www.sexxtube.net/loja


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz