A utilização de Photoshop é ponto fixo para a maioria dos designers e webdesigners um pouco por todo o mundo. Neste artigo vamos-lhe mostrar como criar um Jelly Logo com Photoshop. Os procedimentos deste tutorial serão explicados detalhadamente e permitirá a qualquer pessoa que tenha algumas bases de Photoshop concluir o tutorial. Este tutorial é baseado no criado por Renyn, no website Tutorials20 denominado “Jelly Remake”.

1. INÍCIO

Comece por criar um novo espaço de trabalho, CTRL+N e escolha um tamanho grande, entre os 1000×1000 e os 2000×2000 px.

2. MÃOS À OBRA

Depois de ter o espaço de trabalho criado, seleccione a Ellipse Tool, SHIFT+U, e selecione a forma redonda. Crie um circulo grande, do tamanho que preferir, mas grande o suficiente para possibilitar a conclusão deste tutorial. Enquanto estiver a criar o circulo, mantenha a tecla SHIFT pressionada. Depois renomeie a layer do círculo para Origem, e de seguida seleccione a Direct Selection Tool, SHIFT+A.

3. MUDANDO A FORMA

Com a Direct Selection Tool, SHIFT+A, mude a forma do seu circulo para se parecer o máximo possível com a imagem. Durante o processo mantenha a tecla SHIFT pressionada.

4. CRIANDO UM GRADIENTE

Neste tutorial iremos necessitar apenas de um gradient, que será feito agora. Para isso, seleccione a layer Origem e clique com o botão direito do rato, e de seguida em Blending Options. Seleccione Gradient Overlay e crie o seu gradient com as cores da imagem e as opções seleccionadas por defeito. O objectivo é criar um gradient simples sem muito contraste, não complique.

5. COMEÇAR A MAGIA

Agora necessitamos de seleccionar a forma, para isso clique em cima da forma.

De seguida crie um novo layer, para tal prima SHIFT+CTRL+N. Neste momento não há mais necessidade de renomear os layers, seria uma perda de tempo, pois este ponto 5 será repetido várias vezes para chegar ao resultado final.

Agora tem a selecção da Origem, a forma e um novo layer. Seleccione o novo layer e seleccione a Paint Bucket Tool SHIFT+G. Seleccione a cor branca e preencha a selecção da Origem no novo layer com a cor branca.

Des-seleccione a forma branca que criou, premindo CTRL+D e seleccione a Move Tool SHIFT+V. Seleccione a forma branca e mova-a um pouco para cima enquanto mantém premida a tecla SHIFT.

Seleccione novamente a layer da forma da Origem. Para isso pode premir SHIFT+CTRL+D, este atalho vai carregar a última selecção que utilizou, e como só vai utilizar esta selecção, este atalho será muito útil. Quando estiver a selecção feita, pressione Delete e apague a área seleccionada. Seleccione a Move Tool, SHIFT+V, novamente e mova a forma na Origem. De seguida pressione CTRL+T e mantenha a tecla SHIFT premida. Redimensione até ficar com o tamanho que pretende, quando concluir ponha o Layer em Overlay 50%. Deverá ficar semelhante à imagem.

Apartir deste momento não existe nada de novo, apenas a repetição do processo descrito neste ponto 5, utilizando branco e/ou preto no preenchimento das novas layers, e movendo para cima e para baixo a layer. Neste momento você terá de se empenhar e utilizar toda a sua imaginação para criar um produto final de acordo com o seu gosto. No entanto, deixamos aqui um preview daquilo que irão ser os seus passos, e o resultado final.

Ainda uma imagem com um produto final:

Abraço e até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Rafael Câmara
    16 de setembro de 2011

    Muito bom o tutorial!



  2. Rafael Câmara
    16 de setembro de 2011

    (Esqueci de escrever no outro comentário)
    Acho que deviam postar mais conteúdos desse tipo, ou seja, tutoriais de design. :]



  3. Ingrid Soares
    20 de setembro de 2011

    Ótimo tutorial!
    Mas tem um pequeno detalhe no título rsrs “logomarca” use “logotipo” pois é o mais correto. Porque “logo” vem do grego “logos” que significa “significado” e “marca” vem do germânico “marka” e que significa “significado” então Logomarca são duas palavras juntas que tem o mesmo significado rssrs confuso, não é? Mas se puder mudar, seria bom educar os leitores e sumir com essa palavra “logomarca” =)



    • joomlur
      27 de abril de 2012

      Na verdade o correto é Marca = Junção de Logotipo e e Símbolo.

      Símbolo(ícone)+Logotipo(tipografia estilizada) = Marca

      ótimo tutorial.



      • leonardo
        17 de julho de 2012

        NA verdade é a procura que faz o titulo :D



    • Jorge Luiz
      10 de dezembro de 2014

      Mimimi ninguém aqui procura o termo técnico e sim a eficiência do tutorial.



  4. José almy
    25 de setembro de 2011

    Diogo,

    Como sempre, se superando em seus artigos,


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz