PHP é uma linguagem de programação que surgiu no ano de 1995, num formato de pacote de programas CGI criado por Rasmus Lerdorf, significava Personal Home Page Tools, e veio para substituir um conjunto de scripts Perl que  usava no desenvolvimento da sua página pessoal. Em 1997 foi lançado um novo pacote, com o nome PHP/FI, sendo introduzida a ferramenta Forms Interpreter, um interpretador de comandos SQL.

Mais tarde e através de Zeev Suraski foi lançado o PHP3 que incluía o primeiro recurso de orientação a objectos. Pouco tempo depois, e com a colaboração de Andi Gutmans, escreveram o PHP4, abandonando completamente o PHP3, introduzindo mais poder à linguagem e um maior número de recursos de orientação a objectos. No entanto surgiu um problema, a criação de cópias de objectos, pois a linguagem ainda não trabalhava com apontadores ou handlers, que foi resolvido na introdução de PHP5 que já trabalha com handlers.

Hoje, e dando seguimento ao rumo das linguagens apresentamos um artigo de Introdução ao PHP,  para o auxiliar nos seus trabalhos de desenvolvimento web.

Se estiver interessado em outros artigos de desenvolvimento web, não deixe de ler:

1. O QUE É PHP?

PHP significa Hypertext Preprocessor e é uma linguagem do lado do servidor, que significa que as acções são executadas pelo servidor web, e não no navegador do usuário, como acontece com Javascript. Esta linguagem é actualmente uma das linguagens de script mais populares na internet, e isso tem muito a ver com a relativa facilidade com que se pode aprender PHP. Utilizar uma linguagem de script na sua página, pode aumentar muito o potencial da mesma, através de scripts pré-feitos por programadores talentosos, ou feitos por você mesmo, para encaixar na perfeição no seu objectivo ao utilizar um script. Pode introduzir formulários de feedback, guestbooks, forúms, contadores de visitas e mesmo outros recursos mais avançados, como publicidade ou gestão de conteúdos. Este tipo de particularidades irá dar à sua página uma imagem profissional, fugindo ao recorrente amadorismo registado pela internet fora.

2. O QUE É NECESSÁRIO PARA USAR PHP?

Como foi dito anteriormente, PHP é uma linguagem do lado do servidor, e isso significa que os seus clientes não necessitam de instalar nenhum software adicional para poder utilizar essa linguagem. No entanto, irá precisar de ter PHP configurado no seu servidor web. Se estiver a adquirir um alojamento para a sua página, certifique-se que no pacote está incluído suporte a PHP, se bem que de hoje em dia é quase impossível encontrar um pacote de alojamento que não tenha suporte a PHP.

Para iniciar a programação, não necessita mais do que um editor de texto, recomendamos o Bloco de Notas do Windows, é simples e faz o trabalho. Em alternativa tem o software gratuito e muito bom também Notepad ++.

3. COMO INICIAR?

Para iniciar, primeiro é preciso fazer a declaração:

// Primeira Forma

<?php
O seu Código PHP entra aqui
?>

// Segunda Forma

<script language ="php">
O seu código PHP entra aqui
</script>

Qualquer uma das declarações faz o mesmo, mas é altamente recomendável que utilize a primeira sempre.

4. ESCREVA O PRIMEIRO SCRIPT

Para iniciar vamos escrever um script que vai mostrar todas as informações sobre o PHP no seu servidor.

< ?
phpinfo();
?>

É só uma linha de código que tem a função padrão phpinfo que irá dizer ao servidor para mostrar uma tabela padrão com as configurações de PHP no seu servidor. Note que a linha foi terminada com ; e isso é necessário.

Agora para testar o script, guarde o ficheiro como phpinfo.php e envie para o seu servidor. Usando o  seu navegador, aceda ao URL do ficheiro phpinfo.php. Agora deverá ter na sua frente uma tabela com as informações de PHP configuradas no servidor.

5. EXIBIR TEXTO NA TELA

Para exibir texto na tela podem-se usar várias maneiras, mas neste momento vamos focar em print. Essa instrução pode ser usada para imprimir na tela texto, variáveis ou uma combinação das duas.

< ?
print ('Escola de Criatividade');
?>

Nesse caso iria aparecer o texto “Escola de Criatividade” na tela!

Para imprimir uma variável, primeiro temos de a criar. Depois usamos o print para fazer a impressão para a tela:

// Declarando a variável
Texto_entrada $ = 'Olá, bem-vindo à Escola de Criatividade.';

// Imprimindo a variável na tela
print ($ texto_entrada);

A grande diferença é que na impressão de uma variável, não é necessário o uso de aspas.

6. FORMATAÇÃO DE TEXTO

A saída de texto em PHP é directa e chata, sem formatação alguma. No entanto é muito fácil formatar o texto usando código HTML. Agora você está pensando “Mas não estamos falando de PHP?”. Estamos sim, mas devido ao facto de PHP ser uma linguagem do lado do servidor, o código é executado antes de a página ser enviada ao navegador, que significa que apenas as informações que resultam do script são enviadas. No exemplo dado em cima, apenas seria enviado o texto “Olá, bem-vindo à Escola de Criatividade”. Assim, é possível incluir tags HTML nos seus strings. Aqui surge um problema, as tags HTML usam aspas recorrentemente, e isso vai baralhar o script levando ele a pensar que tem texto para imprimir. Assim terá de indicar ao script quais as aspas a ignorar, utilizando uma barra \ antes das aspas. Vejamos:

// o Código normal será este, que tem 4 aspas.

<font color="#006600"> face="Arial"
</font>

// O código alterado ficaria assim

<font color=\"#006600\"> face =\"Arial\"
</font>

Como poderá verificar, introduzir uma barra \ antes de cada aspa torna-se muito trabalhoso.

TEM ALGUMA SUGESTÃO OU DÚVIDA?

O PHP é uma das linguagens mais utilizadas da internet nos dias de hoje, e também uma das essenciais para quem programa templates wordpress, por exemplo. Se gostou do artigo e/ou se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário! A sua opinião é muito importante para nós!

Até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos


  1. Jonathan [JCM]
    29 de novembro de 2010

    Realmente PHP é uma linguagem de programação excelente, formulários de contato, comentários, ranks, etc, tudo isso pode ser feito com PHP.
    PHP + CSS + JQuery (Ajax)
    A combinação Perfeita. ^^



    • Wilson Mathias
      1 de dezembro de 2010

      No período passado estava com algumas dificuldades nesta matéria. Achei a série de artigos fantástica, mas poderia ter sido escrita 6 meses antes. :-)


RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz