Temos vindo a abordar a linguagem de programação PHP nos últimos tempos, dando as noções básicas e necessárias para quem nunca teve uma experiência na área, possa dar os primeiros passos em segurança. Neste artigo vamos abordar as variáveis e tipos de dados em PHP, entrando um pouco mais na programação. Caso você tenha perdido as nossas matérias anteriores, tome nota de algumas:

Dando continuação, hoje apresentamos-lhe Variáveis e Tipos de Dados em PHP – Parte I. Esta é a primeira parte de uma série de artigos, pelo que se tiver ideias ou sugestões, participe e deixe o seu comentário! Se desejar, poderá subscrever a nossa newsletter gratuita e receber os próximos conteúdos diretamente na sua caixa de email:

Endereço de Email: 

O QUE É UMA VARIÁVEL?

Uma variável é uma palavra-chave ou frase que tem o propósito de identificar um valor guardado na memória do sistema. Isto pode ser extremamente útil, pois permite construir programas que irão executar uma série de acções no valor de uma variável. Significa que poderá alteral os valores de saída de um programa, alterando apenas o valor da variável.

COMO INTRODUZIR VALORES NUMA VARIÁVEL?

PHP permite-lhe guardar practicamente tudo numa variável, utilizando um dos seguintes tipos de dados:

  • String – Caracteres alfanuméricos, como nomes ou frases.
  • Integer – Valor numérico, números inteiros.
  • Float – Valor numérico, números reais (decimais).
  • Boolean – Devolve Verdadeiro ou Falso.
  • Array – Variável que armazena mais do que um valor, indexando-os.
  • Object – Colecção de dados e métodos.

O método de introdução de valores numa variável é bastante simples, siga o exemplo abaixo:

$escola = 'Escola Criatividade';

Neste exemplo, para identificar a variável perante o sistema utiliza-se $ seguido do nome da variável. A variável $escola tem o valor Escola Criatividade. sempre que a variável $escola for chamada, irá devolver Escola Criatividade. Simples!

O QUE SÃO STRINGS?

Uma String é uma série de caracteres, que formam uma palavra ou uma frase, encapsulados dentro de aspa dupla ” ou aspa única ‘. No entanto existem alguns caracteres que podem causar problemas se não efectuar uma manobra de evasão a essa situação, que é feita utilizando uma barra \. Esta situação regista-se particularmente quando se utiliza o apóstrofe numa string que está encapsulada em aspa única. Veja o exemplo abaixo:

$weather = 'It's raining today';

Neste caso, o script não saberá identificar se a palavra ou frase acaba a seguir ao It ou a seguir ao today, pois não faz a distinção se o apóstrofe faz parte da frase ou se está a indicar o final. Para evitar erros nesta situação, utilize o método abaixo:

$weather = 'It\'s raining today';

Desta forma, introduzindo uma \ antes do apóstrofe, estamos a indicar que o apóstrofe faz parte da frase. O apóstrofe não irá fazer parte da saída da variável.

SINTAXE DA ASPA ÚNICA

Encapsular uma string em aspa única é a maneira mais simples de criar uma string em PHP. É importante salientar que a aspa única tem uma grande particularidade – Não processa variáveis ou outro tipo de caracteres especiais (à excepção da situação retratada no ponto anterior), o que estiver escrito é aquilo que aparece. Vejamos um exemplo:

$escola = 'Escola Criatividade';
echo 'Esta é a $escola';

A saída será “Esta é a $escola” e não “Esta é a Escola Criatividade” como seria desejável.

SINTAXE DA ASPA DUPLA

A utilização da aspa dupla não é muito diferente da aspa única, sendo que a principal diferença reside no facto de que interpreta código que esteja encapsulado. Quer isto dizer que qualquer variável ou outro caracter especial irá ser processado normalmente pelo script. Vejamos um exemplo concreto:

$escola = "Escola Criatividade";
echo "Esta é a $escola";

Neste caso, a saída do script será “Esta é a Escola Criatividade”. Como vimos anteriormente, não é o que acontece com a utilização da aspa única.

CONCATENAÇÃO DE STRINGS

Durante o seu caminho enquanto programador PHP, irá certamente sentir a necessidade de juntar strings em um script. Apesar de à primeira vista poder parecer um processo um pouco mais complicado, pode ficar descansado pois é bastante simples. Para fazer a concatenação de strings apenas necessitará de um operador, neste caso o ponto (.). Para ter uma ideia, siga o exemplo abaixo:

$variavel = "Esta é uma " . "frase.";
echo $variavel;

Neste caso, a saída seria “Esta é uma frase.”. Apenas procedemos à concatenação de texto. Se pretender fazer a concatenação com variáveis siga o exemplo abaixo:

$variavel = "Esta é uma ";
$palavra = "frase.";
echo $variavel . $palavra;

Neste caso, concatenámos as variáveis $variavel e $palavra, produzindo a saída “Esta é uma frase.”. Esta situação abre portas a uma imensidão de opções e soluções que você poderá explorar com o tempo e com a experiência de utilização.

E VOCÊ, ESTÁ A ACOMPANHAR OS NOSSOS CONTEÚDOS?

Gostamos imenso de saber qual a opinião e dúvidas dos nossos leitores. Comente o artigo, exponha suas dúvidas e receba o feedback da comunidade criativa! Se desejar, poderá subscrever a nossa newsletter gratuita e receber os próximos conteúdos diretamente na sua caixa de email:

Endereço de Email: 

Abraço e até já!

 

Autor: Diogo Espinha

Blog do Autor | Artigos do Autor:

Workaholic e totalmente viciado em computadores, Internet e desporto motorizado. Adora praticar desporto, é um curioso da programação em PHP, CSS e HTML5 e não dispensa a companhia do seu Mac OSX 86 Snow Leopard!

  • Explorer - Factory Construction & Ship Building Joomla Theme
  • Justice - Attorney and Law Firm Joomla Template
  • OwnFolio - One Page Personal Portfolio / vCard / Resume / Showcase Joomla Template
  • Big Business - Responsive Template
  • Merab - Creative Multipurpose Drupal 8 Theme
  • Fitness Academy Joomla Template
  • Fruition - Business Joomla Template
  • Educate | Education & Courses, Kindergartens Joomla Template
  • Constructive - Contractors Multipurpose Joomla Landing Page Theme
  • Vina Bubox - VirtueMart Joomla Template for Online Stores
  • BizOne - One Page Parallax Drupal Theme
  • LawHouse - Responsive Lawyers Attorneys Joomla Template

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!



Comentários dos Alunos

RSS
Twitter
Facebook
Comentários
ASSINANTES
SEGUIDORES
FÃS
COMENTÁRIOS
7794

Subscrever Newsletter
Subscreva a Newsletter:



Aplicativos Android, iPhone e Muito Mais!




Assine a Escola Criatividade Assine a Newsletter da Escola Criatividade Escola Criatividade no Twitter Escola Criatividade no Facebook Escola Criatividade no Youtube Escola Criatividade no Google Buzz